sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cheesecake com calda de frutas vermelhas

Meninada desse meu Brasil,
é com muita emoção que venho comunicar que o cheesecake já se encontra no forno! Ele está assando enquanto escrevo para vocês, nesse feriado carnavalesco de sol.
Devo dizer que a receita do livro é um pouco incompleta... ainda mais para pessoas que, como eu, ficam com "cara de ué" sempre que a receita deixa margem para sua imaginação e criatividade. Exemplo disso: não tem o tamanho da lazarenta da forma de assar. Acabei usando uma que deixou a massa com tensão superficial, beirando o precipício (sigo orando para que ela não caia no forno).
Enfim, vou escrever o que eu fiz:

CHEESECAKE COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS
- para a base: triturei 1 pacote de biscoito tipo Maizena no liquidificador e misturei com 6 colheres de sopa de margarina, amassei bem com meus dedinhos e forrei o fundo da forma de assar mal explicada.
- para a massa: bati no liquidificador 5 gemas, 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado, 1/2 kg de ricota fresca e 1 colher de chá de casca de limão ralada. Misturei isso tudo com clara em neve (das 5 gemas) e coloquei em cima da base que já estava na forma. Coloquei para assar (está marcado para deixar 40 minutos, mas acho que vai da sua criatividade também).
- para a cobertura: não tinha morango mesmo :-( comprei uma geléia de frutas vermelhas (200 g) e coloquei uma colher de sopa de caldo de limão para diminuir o docinho dele... mas a Ofélia passa a receita para a homemade geléia: 250 g de morango + 1 colher de sopa de amido de milho +  3 colheres sopa açúcar + 1 colher sopa de groselha = cozinhar em fogo baixo com 1 copo de água.

A receita caminhou sem graves acidentes, mas consegui furar a minha mão com o abridor de latas porcaria (rezem por mim e pela minha resistência contra a bactéria Clostridium tetani).
No fundo no fundo, acho que meu maior problema não é cozinhar... é lavar a maldita louça que sobra! Por que ainda não inventaram utensílios eletrodomésticos descartáveis? Einh? Einh?

Uma hora depois... bom gente, não parece assado no meio mas tirei do forno mesmo assim, senão ia começar a tostar (a beirada já tava meio cor de Toddynho). Infelizmente grudou um tanto no canto da forma, mas ficou gostosinho (acho que exagerei na raspa de limão, tá parecendo cheesecake de caipirinha).
Sei que a essa altura do campeonato eu já devia estar acostumada com propaganda enganosa... mas sempre me desaponto! Taí o meu cheesecake versus o da Ofélia:


RECEITAS FEITAS: 1
FINAIS DE SEMANA: 2

12 comentários:

  1. 10 a zero para o seu!!!! E não falo isso porque sou seu irmão, hehehehe

    Pensando bem, como não sei se vou ganhar um pedaço, dou nota 9 na aventura culinária de tensão superficial e borda cor de Toddynho...

    PS:. Que vergonha... preciso atualizar meu blog tbem, :oP

    Bjuxo!
    Thi

    ResponderExcluir
  2. Nussa! Não é que saiu mesmo? Boto muita fé nesse seu projeto culinário, mesmo porque serei o maior beneficiado com isso (desde que eu não precise lavar a louça, claro).

    Beijão

    Glauco

    ResponderExcluir
  3. Cheesecake de caipirinha, chorei de rir com essa! Só você mesmo Thacia!

    Ficou bonito, ainda mais levando em conta que nem morangos tinha. :D

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Devo dizer que, mesmo não gostando de cheesecake, ficou bem supimpa... Comeria ate mais um pedaço se vc nao tivesse levado embora... hahaha

    ResponderExcluir
  5. Poxa Nath, levei só um pedacinho vai! hahaha Meu irmãozinho lá em cima me cobrou... :-(
    Bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  6. Natasha, faça seu próprio Cheesecake da próxima vez.

    Hehehe

    Bj
    TG

    ResponderExcluir
  7. Digo o mesmo pra vc, senhor Thiago! hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não tive a oportunidade de xperimentar, mas a propaganda foi mto boa. Aleás, como que vc entra no meu blog e não diz q fez um para vc? Já virei fã dos seus posts....
    Beijinhusss

    ResponderExcluir
  9. Eu também tive a feliz oportunidade de experimentar a primeira façanha da amiguxa!! Olha, eu achava que não gostava de cheesecake, mas esse aí da fotinha... huuum, estava uma delícia! Que pena que um bis vai estragar todo o plano das 48 semanas... vou ter de esperar para comer outra vez.

    Beijosss

    Força aí para a próxima arte.
    Laísa

    ResponderExcluir
  10. o loco Thacita!!!

    e o meu pêda??? Dancei??? =/
    Parece delicioso!!!

    Bjoooo (sódade du c)

    ResponderExcluir
  11. É Thacita, pelo menos na aparência tá uma maravilha, embora um pouquinho diferente do que a Ofélia fez, mas tudo bem, agora não sei o sabor se está gostoso, mas aparentemente... huuuuuuuuuuuum

    ResponderExcluir
  12. Tha!!!
    Depois da cobrança, cá estou! Tinha esquecido, mesmo!
    Mas estou me divertindo demais com seus posts!
    E escolhi comentar nesse pq, afinal, do cheesecake eu fui cobaia. E posso atesta que estava uma DELÍCIA!!!!
    Ficou bom de verdade. Tenho que lembrar de baixar a foto que comprova a façanha, aí te mando!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: