quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Penne aos três queijos + Frango crocante + Brócolis ao molho de iogurte

Hoje venho até vocês com a alma mais leve. Sem anões seminus, sem palavrões e raiva enrustida. Ando livre, leve e solta, como uma pombagira. 
Talvez seja a formatura iminente, o casamento que se aproxima ou, quem sabe, eu tenha alcançado a fase de aceitação da desgraça, como a girafinha no seu quinto estágio:


A desgraça, no caso, é o meu caso raro de falta de sensibilidade culinária. E era com mais uma frustração que eu estava contando nesse domingo, quando tive a insana ideia de chamar meus amigos para um Ofélia show. Vieram 8 boquinhas nervosas (com todo respeito galerinha) assistir de camarote minha performance na cozinha. 
O resultado não foi dos piores, se ao menos aprichado um pouco mais no sal (afinal ninguém era hipertenso) ou não tivesse tostado o frango... mas sem choramingolas, a comida estava engulível e teve gente que até elogiou (amigo que é amigo elogia)! O maior perereco, no entanto, foi quando tive certeza que o molho ia ficar uma borracha:


Mas com muita paciência e apoio das amigas (valeu Biorb's!) tudo deu certo.
Ficam aqui as receitinhas, enjoy!

PENNE AOS TRÊS QUEIJOS

Eu adoro um molho branco, como vocês já puderam perceber. Esse aqui é bem gostoso, mas ainda fico com o Talharim aos Quatro Queijos, postado aqui algum dia...
Para o molho, aquecer 2 colheres de manteiga (ou margarinosa) e fritar 4 dentes de alho + 2 cebolas picadas + 1 tomate sem pele, picado em cubinhos. Adicionar então 150 g de mussarela ralada + 150 g de queijo prato ralado + 100 g de parmesão ralado + 2 latas de creme de leite + sal e pimenta do reino. Vamos misturar bem, tampar e deixar em banho maria (calma, a borracha vira molho! Believe!).
Em paralelo, cozinhar o penne querido (750 g) em sal e óleo. 
Pronto meu povo, basta tacar o molho no macarrão pronto.

Thacia 1 x 0 Ofélia

FRANGO CROCANTE 
(o nome verdadeiro é Peito de Frango recheado com Cobertura Crotante, achei too much)

Era para essa receita ter acontecido há muito tempo... mas sempre fui prorrogando porque achei que a receita era para aspirantes à chef nível 2. Como andei vagando pelo nível -5, resolvi tentar sob o argumento "ou DÁ ou RACHA!". DEU, queimado, mas DEU!
Devo já dizer que não segui a receita em gênero/número/grau. Ela diz para abrir "bolsas" nos peitos de frango e entuchar recheio, eu resolvi fatiá-los e enrolá-los no recheio... deu certo ;-)
Pra receita, a gente primeiro prepara a meleca que vai dentro do frangolino. Basta refogar 1 xícara de chá de cebolinha-verde picada em 1 colher de sopa de manteiga e depois juntar 1/2 xícara de chá de nozes picadas + 1/2 xícara de chá de migalhas de pão + 1 tomate sem pele picado + 1 gema + 3 colheres de sopa de parmesão ralado + sal e pimenta do reino. Pega os 4 peitos, corta em filés (ou faz a bolsinha que a Ofélia diz), coloca a meleca dentro e enrola.
Agora vem a gororobinha que a gente passa ao redor do frango para grudar a farofinha crocante: misture 1 colher de sopa de manteiga derretida + 1 dente de alho picado + 1 colher de sopa de mostarda. Quando o frango estiver pincelado com a gororobinha amarela, já podemos passá-lo na farofinha crocante, que nada mais é do que 2 fatias grandes de bacon fritos (e triturados depois de frios) + 1 xícara de chá de migalha de pão + 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado.
Agora basta arrumar em uma assadeira untada (e prestar atenção na hora de tirar!!).

Thacia 1,5 x 0,5 Ofélia. (Dá pra ver o alecrim tostado??)

BRÓCOLIS AO MOLHO DE IOGURTE

Achei a combinação pouco provável de dar certo. Mas deu! Eu, fã incondicional das arvorezinhas verdes, recomendo!
Você vai precisar picar 1 cebola em rodelas, e colocá-la para marinar (uns 20 min) dentro de uma vasilha com suco de 1 limão + sal. Enquanto isso, cozinhe o brócolis em água e sal e pique algumas azeitonas. Então, coloque o brócolis em uma travessa, jogue a cebola escorrida e as azeitonas. Sirva com molho de iogurte à parte = 1 pote de iogurte natural 200 g com sal, pimenta do reino e suco de meio limão.

Thacia 2,5 x 0,5 Ofélia.

Chega de escrever que isso aqui tá parecendo testamento de gente rica. Fico por aqui...

PS.: Agradecimentos finais às amigas queridas: minha lavadora de louça quase profissional e fornecedora de tomates: Luluca; à provadora de molhos e fotógrafa oficial: Laércia e à auxiliar de Ofélia, Biorb's (a da Ofélia era a Cida!!!). Amo vocês meninas!


RECEITAS FEITAS: 43
FINAIS DE SEMANA: 42

9 comentários:

  1. Só eu não sou convidada pra comer, né????
    Não passo mais aqui tbm, tá? Humpf! =/

    ResponderExcluir
  2. Ebaaaa! Que bom que deu certo Thá. Esse penne deve ter ficado uma delícia, vou fazer! Ah eu AMO esse video da Girafa, hehe... Bjao

    ResponderExcluir
  3. Adorei o estágio da girafa, RI MUITO!

    Ai guria, adoro MASSA! Até me deu vontade de tentar fazer essa receita... quem sabe néam???
    Eu me aventuro nessa idéia, kkkkkkkkkkkk.

    Bjoka e bom findi!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc fez as pazes com tudo Thacita, os últimos posts estavam revoltados mesmo uauhauhuahuah
    Aqui não tá abrindo as imagens, deve ser a Internet (que eu não devia estar usando lalalala). Qualquer dia vou testar umas receitas dessas, de preferência as que deram certo =D
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi Thacia, tudo bem? Faz tempo que não comento aqui, mas de vez em quando, no meio da minha insanidade virtual e real, arrumo um tempinho pra vir ver que que está acontecendo por aqui! Fiquei super feliz de ver que você já está quase cumprindo seu objetivo!! Parabéns! Beijos

    Carol
    www.umcoracaodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fofoleteeeee!!!!!!!!

    agora to vendo como vc é modesta: a comida estava ÓOOOOTIMA!! e nada de 2,5x0, foi uns 10x0 esse jantar!! PARABÉNS!!

    sorte que o post foi longo e vc nao se inspirou pra explicar o "lavadoura de pratos quase profissional", rsrsrsrs

    bjinhos, te amo!!
    Lu

    podemos marcar outro jantar??? ainda faltam 7 receitas e preciso praticar mais para ganhar do Glauco no videogame!

    ResponderExcluir
  7. Nathasha, sua travesti! Eu nem sei direito quando vc está em Cps! Mas até o final do ano tem Ofélia rolando aqui de fds, pode vir pra cá!

    Isa, eu tb adorei a girafinha e veio a calhar com meus sentimentos culinários...

    Rê, sugiro que você tente o Talharim aos 4 queijos, que eu fiz em Maio ou Junho... não lembro! É ainda mais gostoso que essa receita!

    Charles?? Seria o Rafael estag? Que bom tê-lo no meu blog e, ainda melhor, saber que prefere ler isso tudo do que trabalhar! hahahaha

    Carol: que bom que você voltou por aqui! Eu também ando na loucura aqui, tanto que por pouco não desisto do desafio, mas agora tá no fim!!

    Luluca, sorte sua que eu não explico em detalhes o porque do seu título... hehehe

    Bj bj bj a todos vocês, obrigada pela companhia!

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu sou a fotógrafa ofcial! Gostei do título!
    É realmente a Ofélia Jr não é muito fiel quando se trata da análise sensorial... não é a toa que ela ficou como pior avaliadora da sala!
    Todos os pratos estavam divinos... lááá do céu! QUERO MAIS! hehehe...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Thacia...
    Parabéééééns...deu tudo certo!!!!!!
    Adoro o seu bloog, sabia?
    Beijos,
    Tati
    http://comoagarrarummarido.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: