terça-feira, 2 de novembro de 2010

Brigadeiro + Salada de Espinafre e Cogumelo

Já dizia ChiBu, em uma de suas excelentes músicas: "Pensou que eu não vinha mais, pensou? ... Aqui é meu lugar, eu vim.". Não vou tecer aqui os milhares motivos que justificam a minha ausência, esse não é o foco do blog. Mas devo dizer que, depois da tragédia tomateira da receita passada, minha vontade de cozinhar tendeu a 0. Pra piorar, fui fazer um brigadeiro ofeliense e, acredite se quiser, errei até nessa receita (convenhamos, que é uma receita for dummies).
Não posso desistir agora, não depois de tanta comida estragada (e boa também!), tanto dinheiro gasto (já dava pra comprar um ano de Renew - fiz 25 nesse meio tempo minha gente), tanta história pra contar. E é por isso que eu voltei! Tomando mais uma talagada de ar e deixando aqui mais duas receitinhas ofelienses.

BRIGADEIRO



O dito não saiu na consistência que eu queria. Estranho porque eu deixei no ponto que eu sempre deixo: quando o brigadeiro começa a se soltar do fundo, deixo mais uns minutinhos e pronto. Mas o engraçadinho resolveu me testar... quando o enrolei e passei nas formiguinhas, nem deu tempo de tirar foto! A esfera (3D) já estava no formato de um círculo (2D) na minha bancada.

A receita da Ófelia é: misturar 1 lata de leite condensado + 2 colheres de manteiga + 4 colheres de chocolate em pó - levar ao fogo, mexendo até que a massa desprenda do fundo da panela.
Minha teoria da consistência inadequada vem da quantidade de manteiga que ela pede pra colocar... minha receita pede 1, a dela 2... Aproveito o tópico pra contar um segredo do meu brigadeiro (que é bom viu gente? Acredite): uma colher de café de mel. Dá um gostinho muito bom!
O brigadeiro da foto é meramente ilustrativo. Não é de minha autoria: os créditos vão para o Google Imagens. Devo dizer que mesmo mole, o docinho ficou gostoso! Mas textura é tudo nessa vida...

SALADA DE ESPINAFRE E COGUMELO
Receita de salada fácil, desequilibrada e de fazer sua nutricionista feliz, já que você precisará de muitas outras consultas com ela. Vamos ao que interessa!
Você precisa fazer croutons pra receita! Eba! Adoro croutons e fiquei muito feliz de acertar a mão aqui. Pegue umas 6 fatias de pão de forma (ou qualquer pão que estiver ao seu alcance, de preferência sem mofo) corte em cubinhos e frite em 1 colher de sopa de manteiga. Eu, fiz diferente: besuntei os cubículos em azeite de oliva, pouco sal e orégano e fritei. Ficou excelente!
Também precisamos de 100 g de bacon em cubinhos fritos (as artérias sofrem aqui) + 250 g de cogumelo fresco (eu usei champignon, mas pode ser o fresco mesmo) + 1 maço de espinafre. É só misturar tudo e regar com azeite. Eu dei mais um pitaco na receita da Ofélia colocando uma colher de sopa de vinagre balsâmico. Mais uma interferência feliz - acho que meu horóscopo dizia que ontem era um bom dia para libriano cozinhar. Na foto o espinafre está escondidinho no meio da gordura saturada de porco...


Preciso ir porque estou preparando minha próxima receita. Em homenagem às bem casadinhas...
Beijo, beijo, beijo.


RECEITAS FEITAS: 38
FINAIS DE SEMANA: 40

PS: precisei redefinir a quantidade de receitas... 75 era um pouco além do que uma estudante-trabalhadora brasileira-noiva conseguiria fazer em um ano.

6 comentários:

  1. Adorei a idéia do seu blog!!!
    Bjs,
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Thacia!! Faz tanto tempo que não passava aqui. Vi seu post no Buzz com dessa foto do brigadeiro!! Eu vi e pensei "Nossaaaa que brigadeiro mais lindo!". Aí vi que era propaganda falsa...
    Adorei o "A esfera 3D virando um disco 2D" hhahahaha
    Boa sorte nas próximas receitas!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Tati, que bom que gostou! Espero vê-la por aqui mais vezes!

    ResponderExcluir
  4. Paty, a foto do brigadeiro é fake, mas a saladinha é minha, muito obrigada! haha
    Bj bj bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Thá, que bom que voltou! Eu, amiga desnaturada que sou nem te liguei no seu niver, né? Mas eu tava viajando, me perdoa?
    Sobre o brigadeiro, concordo com vc, a quantidade de manteiga deve ter cooperado para ele nao dar o ponto. Mas eu raramente enrolo brigadeiro, então ponto não é quesito essencial nos meus brigadeiros. A salada parece ótima, eu só tiraria o bacon, hehe.
    Bjão, saudades..

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Isa, brigadeiro não se enrola... Nem em festinhas se enrola mais... Agora é td no potinho... hehe

    E tbm achei a salada linda, só tiraria o espinafre... hehehe

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: