Atualmente, estou numa proporção 10 : 90 (receitas boas : receitas ruins).
Grande porcaria o Suflê de Queijo. E hoje, mais do que nunca, eu sei que fiz tudo direitinho, do jeitinho que a velhinha, com cabeça de algodão doce me disse pra fazer. E eu duvido, faço um bunda lelê, que essa receita tenha sido testada antes de ser publicada no livro. Porque se tivesse (valendo minha bunda branca) tenho certeza que a receita se chamaria: Torta Mole de Queijo.

SUFLÊ DE QUEIJO
Dourei em meia colher de manteiga meia cebola e 1 dente de alho. Coloquei 1 copo de leite e temperei com sal e pimenta do reino. Aí começa a caca: a receita pede pra colocar 1 xícara de chá de farinha de trigo temperada em um pouco de leite frio. Nisso a farinha puxou todo o leite pra ela e secou a vasilha, entuchei mais leite e taquei na panela. O que virou? Uma gororoba farinhenta, isso porque o livro diz que devemos mexer sempre até ficar "cremoso". Acontece que isso não aconteceria nunca! Já estava uma massaroca e eu resolvi que talvez tivesse colocado pouco leite: dá-lhe mais leite (por conta) na receita. Ficou mexível a massa, pelo menos. Nesse ponto, coloquei 2 gemas de ovo e mexi mais um tanto. Juntei 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado e 2 claras em neve, cuidadosamente (o segredo de um bom suflê é a clara em neve!).
Coloquei em uma forma (não deu tempo de comprar as forminhas de suflê.. foi em uma vasilha inadequada mesmo, não acho que foi isso que estragou a receita, ela já estava ruim na essência!) e deixei em forno alto já aquecido até ficar corado (o meu ficou extra coradinho).
As fotos são de celular, mas quebram um galho. Pra foto, dei uma colherada pra mostrar o detalhe da textura extraordinária, que coisa bonita.
SALADA DE BIFUM
Essa foi testada e aprovada! Pro temperinho da salada, coloque 8 colheres de sopa de vinagre de arroz + 5 colheres de sopa de açúcar (rasas) + 1 colher de chá de sal + gotinhas de óleo de gergelim torrado (meia colher de café) = deixe isso tudo no microondas por 15 segundos (tira o excesso de ácido acético e também mistura melhor).
Coloque 200 g de bifum em água fervendo (desligue e taque ele lá) e deixe por 2 minutos. Depois, faça como se prepara um macarrão: escorra e logo taque água fria por cima pro macarrãozinho não derreter.
O que colocar na salada vai da sua imaginação... ou do que estiver sobrando na sua geladeira. Aqui vai o que a gente colocou: 1 pepino japonês ralado e deixado com 1 colher de sopa de sal em um recipiente por 30 minutos (para sair aquela aguaceira toda e desidratar) + 1 cenoura ralada + 5 ervilhas tortas cozidas no vapor rapidamente + 3 ovos mexidos + 3 fatias de peito de peru e 3 fatias de queijo prato cortados em tirinhas.
Mistura tudo com o bifum, taca o temperinho e pronto! Levinho e delicioso.
Para os ingredientes mais japinhas (como o Bifum, o óleo de gergelim e o vinagre de arroz) tenho dicas para dar! Existem dois lugares em Campinas que eu vou para comprar coisinhas orientais (inclusive shimeji, lembra da receitinha que passei de shimeji na manteiga?): abriu uma loja enorme perto do Iguatemi, chama NASHI (Avenida José Bonifácio, 2208), lá tem de tudo que você imaginar e as pessoas são uns doces. Aliás, vive tendo degustação de coisinhas que eles vendem na loja, e é assim que eu encho o meu carrinho. Outro lugar é na frente do Instituto Cultural Nipo Brasileiro, no Guanabara (Rua Camargo Paes).
É isso... chega de frustrações por hoje. Boa semana pra vocês!
RECEITAS FEITAS: 40
FINAIS DE SEMANA: 41
Eeeeeeeeeee!
ResponderExcluirBunda lelê me traz boas lembranças... huahauhau (Frase estranha)
ResponderExcluirBaby!!! Você não seguiu as recomendações da Ofélia-Cabeça-de-Algodão-Doce!!! Você mesma admitiu que colocou + leite!!! Huahauhauha! Anyway, ficou com uma cara boa esse suflê! Ah, e gostei das dicas de compras orientais! Besos, Nolder
ResponderExcluirEitaaaaa....Thacia..essa Ofélia,viu?? hahahahahaha
ResponderExcluirBeijos,
Tati
http://comoagarrarummarido.blogspot.com/
Jana: peloamordedeus, que nome é esse que você usa pra postar recados? hahahaha
ResponderExcluirNath: lembra Ouro Preto? hehehe
Nolder Josué: a culpa não é minha! a Ofélia diz: colocar um copo grande de leite, eu acho isso bastante abstrato... grande pra mim pode ser pequeno pra ela, né?
Tati: sem comentários pra querida Ofelia-cabeça-de-algodão-doce.
Ah Thacita, está até parecendo o la da firma!!! rsrsrs, mas num ta com cara ruim não!!
ResponderExcluirBjs
HUAHAUAHUAHAUHA
ResponderExcluirmorri de rir!
guria, teu blog é o máximo,kkkkkkkk
vou te linkar, bjo!
hahahahaha sério????
ResponderExcluirHUAHAUAHUAHAUAH
aqui branquinho é docinho branco e negrinho é brigadeiro, HUAHUAHAUAHUH!
que diversidade esse brasil, néam!
bjos