
Esse bolinho tomou forma há alguns dias, quando prometi para meus coleguinhas de trabalho que levaria um bolo de fubá para alegrar uma manhã de labuta. Foi fácil de fazer e consegui sair ilesa dessa receita, sem comida queimada, cozinha de pernas pro ar ou mente ensandecida. Nem xinguei a Ofélia, aquela safadjenha!
Segue portanto a receitinha. Ela é de fubá com coco (por isso o anexo "de Sinhá" no nome... ahnnnn, por que?).
...
Capotei em cima do computador, fingindo que nada aconteceu, dou continuidade ao bolo:
BOLO DE FUBÁ DE SINHÁ
É uma receita for dummies. Se você conseguir errar, bem vindo/a ao mundo dos que estragam comida pronta.
Você precisa bater 6 ovos até ficarem espumantes, juntar 2 xícaras de chá de açúcar e 300 g de margarina (margarina pra caramba!!) e seguir batendo.
Na sequência adicione todos os ingredientes secos peneirados (vulgo: 2 xícaras de chá de f. trigo + 2 xícaras de chá de fubá) e 1 pacote (100 g) de coco ralado, umedecido com 1 garrafinha de leite de coco (200 mL). Acrescente 1/2 copo de leite (ou até menos) só para deixar a massa mais fluida e brilhante.
Por ultimo, se quiser, pode salpicar um pouco de erva doce. Coloque então em uma forma com um buraco no meio untada com margarina e fubá e é hora dele seguir para o forno (já aquecido) para assar até dourar (deram 40 minutos).
O bolo fica gostoso, mas eu que não sou uma grande fã de coco ralado, prefiro o bolinho de fubá da D. Maria, minha vózica, que prepara um todo domingo para o chá da tarde.
Vózinhas não são tudo de bom, nesse mundo de meu Deus?
Num tenho foto dele... não deu nem tempo de tirar! Ele foi deito à meia noite da quinta feira, para alegria dos meus vizinhos, e comido às oito na manhã seguinte, para alegria dos coleguinhas de plantão.
RECEITAS FEITAS: 44
FINAIS DE SEMANA: 45
PS. Acho que acabo descobrir o porquê do nome do bolo:
Esse bolo fez a diferença no meu dia :-))
ResponderExcluirTks!!!