domingo, 12 de dezembro de 2010

Bolo de Fubá (de Sinhá)

 Insônia toma lugar neste corpo que vos escreve. A falta de sono está tão forte nesse instante, 4h19 de um domingo ainda escuro, que preferi registrar aqui minha receitinha de bolo a permanecer virando na cama.
Esse bolinho tomou forma há alguns dias, quando prometi para meus coleguinhas de trabalho que levaria um bolo de fubá para alegrar uma manhã de labuta. Foi fácil de fazer e consegui sair ilesa dessa receita, sem comida queimada, cozinha de pernas pro ar ou mente ensandecida. Nem xinguei a Ofélia, aquela safadjenha!
Segue portanto a receitinha. Ela é de fubá com coco (por isso o anexo "de Sinhá" no nome... ahnnnn, por que?).

...

Capotei em cima do computador, fingindo que nada aconteceu, dou continuidade ao bolo:

BOLO DE FUBÁ DE SINHÁ
É uma receita for dummies. Se você conseguir errar, bem vindo/a ao mundo dos que estragam comida pronta. 
Você precisa bater 6 ovos até ficarem espumantes, juntar 2 xícaras de chá de açúcar e 300 g de margarina (margarina pra caramba!!) e seguir batendo.
Na sequência adicione todos os ingredientes secos peneirados (vulgo: 2 xícaras de chá de f. trigo + 2 xícaras de chá de fubá) e 1 pacote (100 g) de coco ralado, umedecido com 1 garrafinha de leite de coco (200 mL). Acrescente 1/2 copo de leite (ou até menos) só para deixar a massa mais fluida e brilhante.
Por ultimo, se quiser, pode salpicar um pouco de erva doce. Coloque então em uma forma com um buraco no meio untada com margarina e fubá e é hora dele seguir para o forno (já aquecido) para assar até dourar (deram 40 minutos).

O bolo fica gostoso, mas eu que não sou uma grande fã de coco ralado, prefiro o bolinho de fubá da D. Maria, minha vózica, que prepara um todo domingo para o chá da tarde.
Vózinhas não são tudo de bom, nesse mundo de meu Deus?

Num tenho foto dele... não deu nem tempo de tirar! Ele foi deito à meia noite da quinta feira, para alegria dos meus vizinhos, e comido às oito na manhã seguinte, para alegria dos coleguinhas de plantão.

RECEITAS FEITAS: 44
FINAIS DE SEMANA: 45


PS. Acho que acabo descobrir o porquê do nome do bolo:

Um comentário:

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: