sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Capelete de Carne ao Sugo



Já faz mais de uma semana que eu me arrisquei nessa receita, mas eu fiquei TÃO PUTA DA MINHA VIDA que eu não escrevi, não tirei foto e, obviamente, não comi a PORCARIA DESSE MOLHO HORROROSO. Porque o "molho a bolonhesa" de uns posts atrás deu super certo, achei que o "ao sugo" seria feito com uma mão nas costas. Pois não foi bem assim... e eu não sei quem errou: se fui eu, ao escolher esse molho ou se foi a Ofélia, ao nascer em 27 de dezembro de 1924.

Não maldizendo a coitada, afinal ela não está mais aqui pra se defender (R.I.P), mas eu segui a receita ipsis lipsis e foi o molho mais horroroso que eu já vi. Não vou tirar a minha parcela de culpa, eu escolhi tomates vermelhos, porém não vermelhos vermelhíssimos quase apodrecendo... mas, se isso é tão importante assim para o sucesso da receita: porque o maldito livro não diz? Ou eu sou a única mortal infeliz que desconhece esse detalhe importante?
Seja lá como for, errei também na dose de pimenta. Deveria acreditar no querido noivo, quando me alertou, dizendo que a pimentinha no óleo que estava usando causava um ardume beirando a tortura. Digo que deveria acreditar porque esse menino come tanta pimenta que vivo repetindo o jargão: "Passarinho que come pedra, sabe o ... que tem".
Enfim, sinto ter demorado tanto tempo para postar essa receita, frustrando as milhares de pessoas que acessam esse blog diariamente em busca de novidades (tentando manter o otimismo). Mas acho que dá pra sentir a raiva incrustada em mim. Por fim, pra poder deglutir o capelete com um molho minimamente decente, fiz o molho mais gostoso que sei fazer: você taca uma lata de Salsaretti pronto com uma lata de creme de leite e você tem o "molho rosé" mais prático, rápido, engordativo e delicioso que eu conheço.

CAPELETE DE CARNE AO SUGO
A receita na verdade deveria ser "Molho ao Sugo", afinal o capelete, na receita, é o comprado. Logo, poderia ser qualquer coisa ao sugo. Se for mesmo usar o capelete, você vai precisar de 750 g de capelete de carne cozido em água e sal. 
Já para o molho, doure 4 dentes de alho amassados e 2 cebolas picadas. Tire do fogo e junte 700 g de tomate sem pele picado (lembrem-se: VERMELHO, VERMELHÍSSIMO quase apodrecendo), meia colher de café de noz moscada ralada, 2 tabletes de caldo de carne e 1 colher de café de pimenta calabresa (TAKE IT EASY!). Bata tudo no liquidificador, passe por uma peneira, acrescente orégano, sal e leve ao fogo para apurar.

Continuando meu relato aqui, acontece que, ao passar pela peneira, aquela massa alaranjada ficou retida e caiu uma água sujinha amarelada (será que usei um mesh de peneira errado?). Se eu fosse ferver aquela aguaceira, daria 1 colher de café de molho e olhelá! Nesse ponto eu estressei, devolvi a gororoba toda na panela e decidi que não iria peneirar nada não... foi quando percebi que o troço tava tão apimentado que ia doer pra sair (olha a falta de classe) e a textura estava uma verdadeira DROGA. Olhei toda a sujeira na cozinha, o molho espirrando no chão conforme fervia... bom, já dá pra imaginar: comi misto quente.

É isso minha gente, a vida tá difícil desse lado aqui: faculdade, trabalho e agora organizando um casamento (deve ser uma delicia, para quem não tem o que fazer...), mas vamos tocando o desafio até chegar a hora de comer o peru da Ofélia!

Beijo beijo beijo,
Thacia



RECEITAS FEITAS: 36
FINAIS DE SEMANA: 30

15 comentários:

  1. Eeee finalmente um post! :D

    molho sugo realmente não é tão facil quanto parece... eu chamo o sugo de molho sentimental (chamria de emo... porem não teria a mínima vontade de comer algo com ele depois)

    bom vamos ao que interessa, bater a cebola e o alho junto com o tomate não é muito legal (na minha opinião) eu gosto de fritar o alho na manteiga a quanto o alho estiver quase começando a queimar, colocar a cebola junto, e deixar os 2 refogarem, nessa hora (depois da cebola soltar aquela tonelada de agua) colocar um pouco de molho de pimenta (pimenta curtida no oleo arde demais no dia seguinte), uma pitada de sal, oregano e manjericão vão bem nesse momento. quando a gororoba estiver proximo de secar, vc põe no máximo 2/3 (e não menos que a metade) do tomate batido no liquidificador (mande a peneira pro espaço) o o resto do tomate vi só picado mesmo. panela funda (funda mesmo) mantém o chão limpo depois disso, abaixe o fogo, relaxe e deixe ferver até chegar na textura desejada


    e thacia, se um dia vc for fazer o capeleti bolotinha por bolotinha, me convida pra assistir, sempre quis saber como fazer aquela coisinha esquisita :D

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ih Thacia esta receita aí tá com cara de pegadinha hein... A d. Ofélia não foi nada didática, mas só vejo uma razão pra esse negócio de bater o tomate no liquidificador e depois peneirar: é trapaça para o molho ficar pronto mais rápido (você peneira no final para tirar a maior parte da água, leva a massa que ficou na peneira pro fogo e assim leva menos tempo para o molho apurar).
    Da próxima vez esquece a Ofélia e faz assim, ó: pegue tomates maduros (você tem toda a razão, falha da Ofélia), tire a pele e as sementes, corte em cubinhos pequenos, e leve para a panela com os temperos desejados (alho e/ou cebola refogados no azeite, orégano, manjericão, pimenta, sal.... a gosto!). Não esqueça de um pouquinho de açúcar para tirar a acidez do tomate (maisou menos uma colher de chá pra meio kg de tomate). E aí senta e espera, deixe em fogo baixo até a água ir embora e o molho chegar na consistência que te agrada. Ajuste o sal no final e pronto.
    Beijos pra vc e pro noivo, coragem para os preparativos ! ( se precisar de alguma dica minhas planilhas estão por aqui... Não deve estar tão desatualizado hehe)

    ResponderExcluir
  3. Fofolete,

    já ouviu falar em Pomarola??

    http://www.knorr.com.br/produtos

    una-se à missão da Unilever de levar mais vitalidade para a vida das pessoas e deixe esse stress de lado!! rsrs


    mas se for tentar fazer de novo, me chama como cobaia! posso te ajudar tb!!

    "BBB"

    ResponderExcluir
  4. Poxa TQT,

    o único molho que fiz na minha vida foi ao sugo, e deu certo! hehehe
    Ta certo que eu não tinha grandes expectativas, então o que saísse estaria bom...
    Mas tava cometível...

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Agradeço às receitas enviadas pelos amigos Alfred e Fer, prometo não desistir de fazer o molho ao sugo, vou acreditar que aquilo foi um erro, meu ou da Ofélia.

    Lu: prefiro o Salsaretti... Pomarola sucks!

    Vivara: fico feliz de ter evoluído, de TQB para TQT. Se vc conseguiu fazer um molho ao sugo minimamente decente. EU HEI DE FAZER TB!

    ResponderExcluir
  6. Oieeee...
    Tempo que não venho aqui!!!
    Nossa, acho que é a primeira receita que você desiste????
    Concordo contigo... prefiro Salsaretti a Pomarola! Vou dar um toque no pessoal de R&D, hehe.

    Bom, faz tempo também que não como nenhuma receitinha... quando rola?
    BEijos

    ResponderExcluir
  7. Minha linda,
    é muito bom ver vc numa fase tão produtiva!
    Facul
    Trabalho
    Casório
    E ainda sobra um tempinho para seu blog tipo
    Thacia, Julie a Júlia! Adorei...
    Amo você. bjks

    ResponderExcluir
  8. Adoreeeei!!! Vou ler sempre!!!!
    Leia o meu blog tb...

    http://comoagarrarummarido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Thá, imagino que esteja na correria, mas espero que o lance do molho não tenha te desanimado. Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Thacia!!! O que acontece? Não va me dizer que você desistiu por causa de um molho ao sugo com receita torta...!
    Volta!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    caí aqui de paraquedas,procurando blog sobre cozinha!
    E achei mto fofo o seu cantinho!
    Sobre a receita:os tomates realmente tem que estar quase podres de tão maduros para o molho ficar vermelho!
    Mas quer uma dica?
    Coleque um pouco de colorau(urucum)!
    é natural e ajudar a dar aquela corzinha!
    Tô te acompanhando,ok?
    Não demore a postar outras coisas...
    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Accácia (minha quase chará),
    muito obrigada pela visita e pela dica de molho, espero poder repeti-lo com as suas dicas ;-)
    Espero encontrar você aqui mais vezes!

    Bj bj bj

    ResponderExcluir
  13. Obrigada às meninas pelas mensagens de apoio, vocês sem dúvida me motivaram a botar o pé de volta à cozinha!
    Beijo beijo beijo

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: