domingo, 2 de maio de 2010

Bolo de Carne

Voltei à cozinha nesse domingo radiante para ajudar em um almoço da família: minha contribuição foi um bolo de carne para acompanhar a lasanha da mãezica. Sim, assim como só usei filés de frango nas receitas de galinha, até agora também só usei carne moída para as receitas de bois... em alguns momentos a comodidade fala mais alto (juro estar trabalhando para mudar isso).
A receita é simples, e o bolo fica bem saboroso (aliás, pode ser uma boa opção para aniversário de diabéticos). Parte do seu sabor vem da quantidade de gordura que o bicho leva... tanto que, na hora de virar em um prato, tive que deixar a graxa suína escorrer um pouco pela travessa.
A parte mais complicada da receita, devo dizer, foi preparar o que a Ofélia chama em seu livro de: Tempero pronto. Para preparar você deve bater 6 cebolas picadas, 3 cabeças de alho, 3 maços de cheiro verde (usei 1 porque não sou super fã), 1 colher de sopa (bem cheia) de sal, 1 colher de chá de pimenta do reino e 1 copo de azeite de oliva. Bate tudo junto e guarda em um pote com folhas de louro e usa ao longo da vida para temperar qualquer prato. Acontece que, ao colocar a droga do cheiro verde no liquidificador, a massa de cheiro "suave" resolveu se revoltar e pular do copo direto na minha cabeça. Juro! Como se fosse alto programado conta a minha pessoa! Só espero que cebola e alho façam bem ao cabelo...

BOLO DE CARNE
Para esse quitutão, você vai precisar comprar 1,2 kg de carne magra (moída 2 vezes) e, de preferência, já moída com 150 g de toicinho junto. Misture à carne 1 pacote de sopa de cebola, 1 colher de sopa de tempero pronto (cuidado com a juba!), 4 dentes de alho amassados e fritos, 1 colher de chá de pimenta da jamaica (usei do reino mesmo!) e 1 colher de café de noz moscada ralada. Mexa bem a gororoba - com as mãos mesmo porque é uma terapia alternativa (barata) - e deixe descansar por 30 minutos (ou mais, se der!).
Agora é hora de colocar 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 3 ovos, um pouco de cheiro verde (vai de quanto você gosta desse troço) e corrigir o sal (não sei quanto a vocês, mas comigo vai no olho, porque não como nada cru). Agora é só montar o bolo numa forma refratária: coloca uma parte da massa, distribui uns 4 ovos cozidos picados (eu também acrescentei um pouco de bacon frito), coloca o resto da massa. Põe no forno pré aquecido e deixe lá por 1 hora.
Enquanto ele fica pronto, vai fazendo o molho para cobrí-lo! Frite no azeite 1 cebola picada, 4 tomates sem pele e sem semente (a Ofélia fala 2, mas eu transgredi!) e sal (uma colher de chá, mais ou menos). Refogue por uns 30 minutos e that's all folks! Bon appetit!


PS.: se o pessoal não gostou da comida, fingiram bem.


RECEITAS FEITAS: 19
FINAIS DE SEMANA: 13

9 comentários:

  1. ainda bem que é tomate. olhando a foto eu jurava que era bacon...

    se o shampoo de alho com cebola e cheio verde der certo... nao esqueça de patentiar ;)

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... bem bonito e profissa!! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estarei usando o potinho de shampoo alho, cebola e cheiro verde ao longo da semana... se tiver um cabelo mais sedoso em 3 dias de uso, vou patentear! rs

    Laércia querida, pode estar com cara de tudo, menos de algo profissa... hehehe

    Bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi travecona!!!
    Pow, manda algumas receitas aqui pra floripa, neh!!! =D
    bjo pro cê!

    ResponderExcluir
  5. Ei Tahcita, muito bonito esse seu bolo, mas não eh por nd não, lava bem esse cabelinho heim!!
    Nínguém merece esse shampoo ai!!!!
    Rsrsrs, bjs

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus !
    O q é isso, ta mais parecendo aqueles negócios estranhos q as vezes nós estrusamos lá na PP rsrsrsrs...
    Karacas Thacita, seu cabelo vai ficar uma maralilha heim, nem vou passar perto de vc na fábrica kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Rolo de rir mocinhaaaaa!!!!!
    Que cara boa o bolo de carne hemmm??

    Tô ansiosa para a presença da dissípula da Ofélia estragando rango aki na minha houseeeeeeeeee


    bjos
    Claudinha

    ResponderExcluir
  8. Ai que fome.... ultimamente só me oferecem biscoito de cimento.....
    Tá bonito o bolo de carne, só falta nos convidar para experimentar.
    Bjão,
    Frampton

    Ah, parabéns pelo site!!!

    ResponderExcluir
  9. Hum Thacinha, que delicia... rs.. essa eu vou tentar fazer aqui em casa. bj

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: