Sabe aquela manhã que você acorda com uma baita inspiração? Pois é, acordei assim! Escolhi três receitinhas do livro e tinha cá pra mim que seriam um sucesso de bilheteria. Não que elas tenham ficado uma grande porcaria (o bolo ficou sensacional!), mas tenho certeza de que não sairam como Ofélia havia preconizado.
Vamos primeiro ao camarão, que desta vez aparece acompanhado de queijo mineiro. Gastei 4x mais em um queijo mineiro curado para substituir o frescal, mas acho que fiz besteira: o dito cujo não derrete por nada nesse mundo. Além disso, o tomate solta água pra dedéu e a aparência é horrível, como se o recheio fosse aguado (fica uma gororoba trifásica aquosa). Apesar dos pormenores, mi amore disse que ficou muito bom... sabelá se não falou só para me agradar...
CAMARÃO COM QUEIJO MINEIRO
Fiz metade de uma receita: peguei 1/2 kg de camarões médios limpos, espremi 1 limão e temperei com sal e pimenta do reino. Em uma forma refratária você faz a seguinte composição de camadas: 1 camada de queijo minas frescal + 1 de camarão, com excesso de molho retirado + 1 camada de tomate sem pele nem semente cortado em fatias + 1 regada de azeite de oliva + 1 camada de queijo minas frescal. Coloque em forno pré aquecido por 20 minutos para derreter o queijo e assar o camarão.
Como não gosto (não quero, não insista) não como camarão, fiz pra mim peito de frango com curry. Sempre quis testar curry em pó, porque até hoje só havia usado aquele Golden Curry que a gente encontra de montão na Liberdade (aliás abriu uma loja mini-Liberdade aqui em Campinas! Perto do Iguatemi!). A receita ficou boa, mas Golden Curry ainda rules...
PEITO DE FRANGO AO CURRY
Facinho essa. Tempere 1/2 peito com sal, pimenta do reino e 2 dentes de alho picados e amassados. Coloque numa panela e frite um pouquinho. Então entre com 1/2 xícara de água, em fogo baixo, até deixar a carne macia. Dissolva 1 colher de café de curry em 1/2 xícara de chá de leite desnatado (usei o integral mesmo). Deixe ferver um pouco e beleza! Comi com arroz Raris 7 Grãos e combinou que foi uma gracinha!
Por fim, quis fazer um bolinho, há tempos venho prometendo pro pessoal. Escolhi o Formigueiro, que nunca foi minha preferência, mas devo dizer que ficou divino! Muito bom mesmo. A única mudança na receita foi que a Ofélia diz para colocar chocolate derretido, mas não aguentei e meti uma lata de creme de leite junto: sou doida fanática maluca por ganache! Além disso, o livro insiste em bater na batedeira a massa depois de adicionar o fermento, mas não façam isso ou o bolo não cresce como deveria. Depois do fermento: bater na mão mesmo.
BOLO FORMIGUEIRO
Bata na batedeira: 6 ovos + 250 g de margarina + 2 1/2 xícaras de açúcar. Junte 1 xícara de leite + 4 xícaras de chá de farinha de trigo: bate, bate, bate. Aí sim você adiciona 1 colher de sopa de fermento em pó, 200 g de chocolate granulado (as formiguinhas) e 100 g de coco ralado. Leva pra assar. Enquanto isso prepare a cobertura: 1/2 kg de chocolate ao leite, derrete e coloca no bolo pronto ou, à la Thacia: não resista e taque uma lata de creme de leite sem soro você também!
Só não exagerem na lambida pra limpar a vasilha de ganache... ou vão acabar com dor de cabeça como eu.
Por hoje é só, nos vemos então domingo, depois da missa atrás da igreja.
RECEITAS FEITAS: 25
FINAIS DE SEMANA: 16
Thacia,
ResponderExcluirAgora sim ganhei bolinho!!! Não sei se a opinião de uma gestante cheia de apetite conta tanto, mas está MARAVILHOSO!!!
Tem mais para tarde?? ;-)
Aprovadíssimo o Formigueiro. Adorei esse negócio de vc ficar na Mars até tarde - vai ter sempre lanchinho assim? :-) Cuidado pra não deixar a gente mal acostumada, rs...
ResponderExcluirHummm... esse bolo parece estar divino! Sobrou?
ResponderExcluirrealmente o bolo está uma maravilha, mas gostei muito da receita do frango ao curry - fácil de fazer que é uma beleza!
ResponderExcluirHei! Como assim? Não recebi o email avisando que tinha postagem nova... Já tava em abstinência das suas receitas, e quando entrei aqui vi que tinha receita nova e vc nem me avisou! Quanto menos me convida pra ir jantar na sua casinha... hehe
ResponderExcluirBjins***