domingo, 4 de abril de 2010

Supremo de Frango à Marise

Mais uma tarefa para a lista das coisas que eu preciso aprender na vida afora: como fritar comida. Nunca saio ilesa dessa tarefa e dessa vez não foi diferente: três queimaduras terríveis (ok, puro terrorismo meu, são manchinhas vermelhas, mas que nem por isso doem pouco! Tá?) no pé, dedo e antebraço.
Essa lástima de fritura se deu ontem quando eu tentava levar a cabo uma receita de nome um tanto quanto elaborado: "Supremo de Frango à Marise". Marise deve ser alguma aparentada da Ofélia, imagino eu.
Acontece que o troço ficou bão minha gente, e eu passo aqui de maneira digna e feliz a receita (devo dizer que com algumas alterações, porque eu não tinha louro nem cheiro verde, mas ficou bão anyway):

SUPREMO DE FRANGO À MARISE
Facinho, facinho minha gente: você corta 800 g de filé de frango (fiz 600 g sem mexer no resto receita e ficou ok!) em filés: isso é difícil, alguns ficaram mixurucos e outros muito parrudos. Para temperar os filés você prepara um tempero que a Ofélia chama de Tempero Pronto. Eu não tinha todos os ingredientes que ela pedia então fiz do meu jeito: bati no liquidificador 1 cebola grande e três dentes de alho, um punhado de sal e azeite de oliva. Usei a meleca para passar nos filés e passei todos na farinha de trigo para fritar (cuidado!). Deixei escorrendo em papel absorvente e parti para o molho.
Para o molho branco dourei 3 colheres de sopa de farinha de trigo em 1 colher de sopa de margarina, retirei um pouco do fogo e adicionei 1/2 litro de leite, mexendo rápido com um fue (a vida me ensinou que é a ferramenta mais indicada para molhos!) para não empelotar. Coloca um pouco do tempero que você já tinha preparado (eu coloquei uma colher de sopa e ficou bem temperado!) e coloca também um pouco de pimenta branca (ou preta) se tiver! Noz moscada também faz bem! Volta pro fogo e por fim adiciona 1 lata de creme de leite, sem o soro.
O molho tá pronto, agora vem outro toque da receita que deixa esse frango impecável: doure uma cebola grande (talvez até 2, se você for um Cebolitos), cortada em rodelinhas, na manteiga. Com tudo isso pronto, basta montar o prato em uma forma refratária: coloca os filés fritos + camada de cebola dourada + 200 g de presunto cortado em cubinhos pequenos + molho branco e, por fim, polvilhe com um pouco de parmesão ralado. Leve no forno por uns 15 minutos para gratinar... S-U-P-I-M-P-A!
Pra não dizerem que menti, fotos (by Mari Junquer):


E close no bichinho!


Por hoje é só, final de semana que vem tem mais!
Feliz Páscoa, que o coelhinho tenha sido bem generoso com você!


RECEITAS FEITAS: 16
FINAIS DE SEMANA: 9

10 comentários:

  1. E ficou bom mesmo, heim? E o cheirinho da cebola fritando na manteiga seduz qualquer convidado, hummmm..... Ficou ÓTEMO!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário também!! Estarei sempre espiando por aqui porque culinária é uma das minha paixões... e amo quando as pessoas desejam se aventurar por ela!! hahahaha Viu só? Você se queimou, mas foi por uma boa causa!! Já que você estava na cozinha, se não fez, aproveite a dica para a próxima: coloque um pouco de fermento em pó em cima da queimadura e pinga umas gotinhas de água... alivia na hora!! Quanto ao amendoim, sabe que o danado até que ficou bom? Ficou rosadinho a hora que esfriou... coisa esquisita... hahahha
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ser convidado pra comer é sempre bom.
    Quando a comida é "suprema" é melhor ainda!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog, parabéns! Vou tentar fazer algumas receitas, essa de frango inclusive, parece ótima!
    O truque que a minha mãe ensinou para não empelotar molho branco é usar aqueles mixers, sabe? Um minutinho direto na panela e fica uma beleza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro os comentários de vocês pessoal! Melhor ainda com receitinhas caseiras de como se virar com queimaduras e molhos empelotados! Truques familiares que só se sabe assim, não é no livro da Ofélia que eu vou encontrar...
    Beijo pra todo mundo!

    ResponderExcluir
  6. Huuuuuuuuuum!
    Esse parece que ficou bom heim Thacita,
    pelo menos parece que dessa vez vc acertou né,
    ufa!

    ResponderExcluir
  7. Acertei Pingo! Da próxima vez será ainda mais bonito se eu evitar acidentes... ou eu chamo um representante da CIPA pra fritar aqui comigo! ;-)
    Bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Thacia!! Parece que ficou bom mesmo!!!

    Quero ser convidada da próxima vez!!!

    hahah percebi vc adora escrever "minha gente".

    ResponderExcluir
  9. Pois é Paty, gosto mesmo! Em um CTRL+F encontrei 6 ocorrências de "minha gente" na página! Acho que já virou vício! hehehe
    Bjo bjo bjo

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: