domingo, 28 de março de 2010

(Parêntesis: Shimeji na manteiga + Frango à minha moda)

Dividindo também acertos (afinal, nem de fracassos ao fogão é feita minha vida), vou deixar duas receitinhas supimpas que decidi performar na minha cozinha nesse domingo a noite deprimente. Em um passeio pelo bairro nipônico de Campinas (se é que podemos chamar aquele pedacinho mixuruco à la Liberdade de nipônico), comprei uma bandeja de cogumelo Shimeiji, que uma vez provei num restaurante japa e amei. Procurei uma receita na internet que deu super certo!

SHIMEJI NA MANTEIGA (sem noção de bom isso aqui, minha gente!)

Lavei 250 g de shimeji e separei os tufinhos. Em uma panela adicionei 2 colheres de manteiga (sem sal), esquentei até derreter e adicionei os cogumelicos. Fui mexendo por 10 minutos, então adicionei 3 colheres de shoyu, 3 colheres de sopa de vinho branco (porque não tinha saquê, mas o ideal é o destilado de arroz viu?) e 1 pitada de Aji-no-moto (glutamato monossódico para os químicos). Mexi por mais uns 4-5 minutos e só! maravilhoso e fácil de fazer: nem eu errei pessoas! O prato fica mais ou menos como na foto (aliás, foto não minha!)

Na foto está com cebolinha picada, eu, grande fresca que sou, dispensei porque não curto cheiro verde e derivados. Só me arrependi de não ter feito o dobro! Porque a receita dá para 1 pessoa (amante de shimeji).

A próxima receita nasceu depois que eu fiz o shimeji. Isso porque sobra um montão de caldo de manteiga + shoyo, delicioso, que não queria jogar (mas também não queria tomar de canudinho). Invejanto a Ofélia, que tem milhares de receita "à sua moda", segue a minha primeiríssima!

FRANGO À MINHA MODA (inveja mata)
Peguei um peito de frango, cortei em tirinhas. Fritei em uma frigideira com um pouco de manteiga e uma cebola em rodelinhas bem finas e adicionei o molho do shimeji. Deixei cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutos e pronto!

Os dois cairam muito bem com gohan, aquele arroz unidos-venceremos-sem-sal-perpetuaremos.
Acho que vou mudar o nome do meu frango para: "frango puxado na manteiga e shoyo", nojeeeeeeeeenta.

5 comentários:

  1. A-M-O Shimeji!! Mas nunca tinha tentando com um pouquinho de manteiga! Ótima receita! Bjooos

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc deveria desistir das receitas da Ofélia e escrever seu próprio livro!! Beijinhusss

    ResponderExcluir
  3. Olá Thacia! Cheguei no seu blog através da Isa e já venho te acompanhando praticamente desde o início. Agora que tomei vergonha na cara e parei pra fazer um comentário!! Parabéns pelas ótimas receitas desse fim de semana e pelo ótimo astral! Ainda bem que foi suficiente para te tirar da frustração do bolo-bolacha!!
    Vou continuar na torcida para as receitas irem dando certo!! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Thati, os seguidores de Josué barra José de Nazaré eram fiés pelo menos!
    Já que eu não posso engordar comendo essas comidinhas que vc apronta por aí, engordo eu por aqui comendo muffins, donuts e derivados!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Thacita, td bem ?
    Eu nunca comi esse tal de shimeji,
    nem sei o que é isso rsrsrs...
    Mas parece que esse prato fico bom heim,
    parece que dessa vez vc acertou a mão,
    ufa! até que enfim heim.

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: