quinta-feira, 4 de março de 2010

Cajuzinho

Aparentemente, Ofélia querida desconhecia salmonelose. Talvez tivesse sofrido de muitos piriris sem saber ao certo a origem deles, pois eu digo o motivo: ela comia seus cajuzinhos. Para quem não sabe (e sem entrar em detalhes) Salmonella é um bichinho maldito que pode causar um torções intestinais brabas, revertério e gorfos poucas horas após a ingestão de comida contaminada (ovo cru é um antro de contaminação).
Nossa querida Ofélia entérica, diz assim em sua receita de cajuzico:

CAJUZICO PIRIRI
Misturar 3 gemas (CRUAS!), 1/2 kg de amendoim torrado e moído e 4 xícaras de chá de açúcar, mexendo com força. Bater 1 clara em neve (CRUA OBVIAMENTE) e juntar ao mix delicadamente. Adicionar 1/2 xícara de chá de leite. A essa altura do campeonato, a massa deve ter consistência para moldar... se não tiver, taca mais amendoim moído e faça os cajuzinhos enfeitando-os com 1 amendoim em cada um.


Depois de ler a receita, boa engenheira de alimentos que sou, eu pensei: cadê o fogo pra todo esse ovo cru? Sabe-se lá quanto o Homo sapiens sapiens sofreu para poder comer algo cozido antes do fogo dar as caras? Por que sofrer mais? (de dor de barriga, mais especificamente)
A não ser que você confie absurdamente na sua fonte de ovos (e na higienização da bunda das galinhas poedeiras), eu não arriscaria comer um ovo cru.
Frescura ou não, pra que piriri de graça? (apesar de ser uma boa alternativa para se perder uns quilinhos não? Acho que vou recomendar essa receita para as bulímicas e anoréxicas de todo o país).

Enfim, triste e cabisbaixa por ter comprado o amendoim inteiro sem casca porém torrado e moído na raça (só o liquidificador já me rendeu 2 furos na mão, não me perguntem como!), resolvi apelar para outra fonte... entrei num site e achei uma receita mais normal, porém a proporção açúcar/amendoim era um pouco alto demais e resolvi INVENTAR a proporção da receita.
Me achando A formada no Le Cordon Bleu eu fiz o seguinte: peguei 0.4 kg do amendoim, coloquei umas 4 colheres de sopa de açúcar, um poquitinho de leite, 1 lata de leite condensado e 1 colher de sopa de manteiga sem sal... coloquei no fogo mexendo com toda minha força até a massa grudenta se separar do fundo da panela...

Ficou gostoso, aproveitei e enrolei no amendoim moído que sobrou! Ficou com gosto forte de amendoim, quase uma paçoca (mole), mas ficou bem comível (que escrevam aqui as testemunhas!).
Enfim people, vou contar isso como uma receita da Ofélia afinal: não só estou condenando uma receita do livro como fiz uma com minha própria proporção ótica digital!

Beijos nos cajuzicos, salmonelentos ou não.


RECEITAS FEITAS: 9
FINAIS DE SEMANA: 4

8 comentários:

  1. Fresca!!!! hauahua Comi cajuzinho a minha vida inteira (talvez melhores que esse da ofelia, mas provavelmente com ovo cru tbm) e juro que nunca tive um piriri por causa deles! Relaxa, a vida não é feita só de pasteurizações...

    ResponderExcluir
  2. guarda um pra mim...

    mas q seja no freezer pra salmonela ficar calminha!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ai Thá, eu te entendo.. sou super fresca com essas coisas e acho que tb não teria feito a receita do livro.
    No fim o blog está te incentivando à, inclusive, criar suas próprias receitas!
    Ah, e a sua deve ter ficado bem melhor, pq vai leite condensado... doce sem leite condensado não é doce!
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Thacita, sua receita deve ter ficado muito melhor q a dela, vamos tirar a q está no livro e colocar a sua, pois experimentei o q vc fez e estava muito bom, um pouquinho mole mas bom, parabéns e se quiser trazer mais p/ nós pode trazer viu.

    ResponderExcluir
  6. Olha só: vc tá cheia de frescura com o cajuzinho da Ofélia, coitada, mas vc lembra que quando era criança e sua mãe fazia bolo, vc raspava toda aquela massa crua, com ovo CRU, e se deliciava (quem não fazia isso!). Quantas salmoneloses vc teve na infância, heim? Já tá imunizada, amiga!

    By the way o cajuzinho tava muito bom, hummmm..., mas se for pra otimizar a receita, eu tiraria as 4 colheres de açúcar.

    Menina, preciso dizer que tô empanturrada de amendoim até agora! Ai, ai...

    Sugestão: substituir o amendoim por nozes, que tal? Deve ficar bom... Te ajudo como cobaia, quer? :-D

    ResponderExcluir
  7. Eu pensei em substituir os amendoins por castanha de caju, afinal, daí sim seria cajuzinho, não?
    E sim amiga, preciso dizer que você está certa... comer massa crua era o máximo. Acho que minha mãe garante a qualidade da bunda das galinhas que botam os ovos que ela compra.

    ResponderExcluir
  8. Eu também comi cajuzinho e estava ótimo...até tive que restringir o consumo (a Mari me disse que era para comer só 3). Tava MUITO bom!

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: