sexta-feira, 12 de março de 2010

Quindim + Pavlova (by Nigella)



Infantilmente anciosa com minha batedeira nova e, querendo fazer a sobremesa preferida do pequeno meu, resolvi partir pro quindim. Quindim, sabe? Aquele amarelinho, irritantemente brilhante e vistoso. Você sabe? Então vai entender porque que eu fiquei puta da minha vida quando vi o resultado final:



Sim minha gente, qualquer semelhança com o bom bocado (ver post abaixo) é mera coincidência. Pior! Acho que o bom bocado ficou parecendo mais quindim do que o próprio quindim.
Ficou gostosinho, lembrando lááááá longe o gosto de quindim. Ruim não tinha como ficar mesmo, não levando açúcar, coco e ovo. Mas enfim, não sei ainda o motivo do não sucesso: seriam as forminhas de silicone? Minha falta de capacidade culinária? Uma receita (mais uma) furada da Ofélia? Vou sugerir a editora que mude o nome dessa receita para: Muffin de Coco e Ovo.
Sem muita resposta, triste por ter estragado uma porrada de gema, deixei uns pro pequeno e levei todo o resto pras amigas (e amigo Pablo!). Lancei o desafio: adivinha o que é e você ganha o troço. Se dependesse do acerto, ninguém ia comer o doce... sobraram tentativas: "É bom bocado!!!".
Mais tarde, assistindo a Nigella (a Ofélia dos Beatles) aprendi a dar um fim no tanto de clara que sobrou: um suspiro très chic (suspiro é de pobre) que se chama Pavlova. Estou passando as receitinhas dos dois aqui:

QUINDIM (ou MUFFIN DE COCO E OVO)
Bater 1,5 claras em neve (reduzi a receita pela metade), adicionar 6 gemas, 250 g de açúcar cristal, meia colher de sopa de manteiga, 50 g de coco ralado. Colocar em formas untadas e leve ao forno (preaquecido) em banho maria ............ !??? JURA??? PUTZ... esqueci do banho maria!!! Que grande $#^&*@ porcaria! A ansiedade com a batedeira era tanta... bom, enfim (brochada ++): fica pronto quando o palito sair limpo...

PAVLOVA (by Nigella)
Bater 4 claras em neve (ou quanto você tiver, seja feliz com a regra de três), adicionar 4 colheres de açúcar para cada clara (16, portanto), 2 colheres de amido de milho, 1 colher de sopa de vinagre branco (isso mesmo, esquisito porém necessário). Pare de bater e mistura, na raça mesmo, 1 colher de sopa de aroma de baunilha. 
Colocar o creme em papel manteiga, formando um círculo de 20 cm de diâmetro (fica bem altinho). Levar no forno a 180 graus até dourar.
Quando ficar pronto, use um pouco do creme que você deixou sobrar (viu? não põe tudo no forno! - e dane-se a Salmonella), esparrame por cima e adicione duas polpas de maracujás on top.

Sabe que a receita da Nigella saiu bem melhor que a da Ofélia? Isso está me dando idéia pra mais um blog...

Fica aqui a menina ansiolítica, que deixa a dica: leiam as receitas até o fim, viu? Faça o que digo e...



RECEITAS FEITAS: 11
FINAIS DE SEMANA: 6

8 comentários:

  1. Hum.. isso nos faz concluir que o problema é mesmo a Ofélia... Muda de celebridade, quem sabe dá certo!

    ResponderExcluir
  2. Alfredo disse: Acho que a Ofélia se esqueceu de mencionar o mero detalhe das forminhas de aluminio.

    de qualer modo, guarda um pra mim. quem sabe qdo voltar eu provo um desses :D e dane-se a salmonela :D

    Desculpa Alfred! Eu deletei na moderação sem querer! Aliás gente, a moderação só existe pra eu receber um email quando alguem escrever... senão fico sem saber!
    BBB

    ResponderExcluir
  3. Quindim-bom-bocado estava óótimo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. estava meio longe pra comemorar com voces o noivado.

    mas ficam os meus votos de felicidades :)

    e dessa vez nao precisa passar pela moderação :D



    bjo bjobjo

    ResponderExcluir
  5. Seu quindim só era um pouco menos amarelo e brilhante que o quidim normal! ehehe
    Estava ótimo!!!!
    Thacia, c já tem uma média de 2 receitas por final de semana!!! Tá super bem, hein?

    Adorei Nigella = ofélia dos beatles
    hhahahaha

    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Eu... que também tive o prazer de degustar a inovação da Thacia (e também não reconheci o quindim escondido naquela casquinha de bom bocado)...não tiro o mérito dessa aspirante a chef...o trocinho (seja lá o que for) estava MUITO BOM!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos universitários pelos elogios (falsos ou não) dispensados ao meu querido quindim-muffin-bom bocado... hehehe
    Isica, acho mesmo que o lance da Nigella seria interessante... estou estudando a possibilidade pro ano que vem (uma vez começada a Ofélia, irei até o fim né?! rs).
    Alfredo, obrigada pelos votos de felicidade! Seu amigo só me pediu em casamento porque ultimamente eu cozinho enquanto ele joga vídeo game.
    Beijos nos comentaristazinhos.

    ResponderExcluir
  8. É Thacita, vc conseguiu fazer mais uma coisa estranha heim, mas fique tranquila, pois ainda tem salvação, ou vc troca de livro ou para de fazer.
    O q vc acha ? rsrsrs...

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: