segunda-feira, 7 de junho de 2010

Almôndegas + Talharim ao quatro queijos + Brownie Sundae

Domingo a noite, em um ápice de inspiração, parti para uma batalha contra a preguiça e resolvi alavancar o número de receitas do final de semana. Recebi 9 pessoinhas lindas e encantadoras en mi casa e queria fazer uma comidinha tão especial quanto elas (será que foi por isso ficou sem sal? hehehe).
Já sabia que queria uma massa, fazia tempo que estava seca pra comer um talharim. Pra acompanhar, pensei: por que não algo com carne moída? Afinal, nunca fiz nada com esse ingrediente tão fácil e versátil (ironia de novo). Pra sobremesa: brownie! A-d-o-r-o essa porcaria com sorvete de creme... mas esse infelizmente foi o que gerou mais stress, a infeliz da massa é gruda gruda e não quer de jeito maneira ficar na forma. Prefere sua mão, sua roupa, o pão duro. Pra isso: passe um pouco de manteiga no utensílio que vai usar para espalhá-la na forma, é tiro e queda! Pena que descobri isso depois de alguns palavrões soltos no ar...

ALMÔNDEGAS
Tão fácil quanto andar pra frente:1 kg de coxão mole, temperado com sal, pimenta do reino, 1 pacotinho de creme de cebola e 6 dentes de alho amassados e fritos. Deixa a carne nesses temperos por 1 hora para então adicionar: 4 pãezinhos sem casca umedecidos (sem casca viu? Não faça como eu, que tive que caçar pelotas depois pra tirar do meio da carne) + noz moscada ralada + 3 ovos + cheiro verde picado + 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Mexe tudo, molde as almôndegas (agradecimento especial à Laísa que me ajudou aqui montando umas almôndegas feinhas) e frite em bastante óleo.



TALHARIM AO QUATRO QUEIJOS
Tão fácil quanto dormir de bruços: para o molho você vai precisar dourar 2 cebolas em 2 colheres de sopa de manteiga. Polvilhe 1 colher de sopa de farinha de trigo e sal (sem timidez: pode por sal! Eu fiquei tímida porque achei que os queijos dariam conta, mas não deram! Resultado: me senti pouco apaixonada na cozinha ). Junte então 1 copo de requeijão + a mesma medida de leite + 1 xícara de chá de mussarela ralada + 1 xícara de chá de queijo prato ralado + 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Pronto! Daí é só colocar em cima de 750 g de talharim cozido (agradecimento a Luluca aqui, por ter tentado fazer o macarrão, finalmente achei alguém pior que eu!).


Eu faria mais molho. Acho a Ofélia uma regulona no quesito molho, dá pra fazer 1 receita + 1/2 para garantir um molho residual no prato (de tão pouco molho, todo ele gruda no macarrão e parece que ficou faltando molho!).

BROWNIE SUNDAE
Tão fácil quanto plantar bananeira: derreta em banho maria 150 g de chocolate meio amargo (pode pegar o mais amargo que encontrar!) com 150 g de manteiga sem sal. Bata 2 ovos com 1 xícara de chá de açúcar e a mesma medida de açúcar mascavo (não tinha o mascavo, dobrei a quantidade de açúcar normal mesmo...). Junte o chocolate derretido, adicione 2 xícaras de farinha de trigo peneirada e 1 colher de sopa de fermento em pó e 1 pitada de sal. Nesse ponto, adiós batedeira, mão pra que te quero! Coloque em forma untada e 30 minutos de forno pra ele!
Para a calda derreter 125 g de chocolate ao leite ou meio amargo, 4 colheres de açúcar, 1 colher de sopa de licor de laranja ou de café e 1/3 de xícaraa de chá de águ: levar ao fogo até ferver e regar los browniesitos. Na loucura da vida e na falta de licor de laranja/café eu só derreti o chocolate, coloquei no brownie e mandei ver num sorvete de creme.


Alguns kg mais pesada, porém bem alimentada, estou "ticando" com felicidade 3 receitas bem boas do livro da queridona.
Agradecimento aqui à Biorb's que lavou a louça! De maneira mais eficaz que uma Brastemp!

Por enquanto é solo eso... a gente ainda se vê nessa vida!


RECEITAS FEITAS: 30
FINAIS DE SEMANA: 18

3 comentários:

  1. Amiga do céu!

    depois de 5 cachorros quentes e uns 3 pedaços de bolo no sábado a noite, seu jantar foi o ápice pra eu voltar pro meu regime! estava FANTÁSTICO - parabéns pra vc e pra Ofélia!!!!

    Agradescimentos especiais também pra Laércio e pra Biobs, e eu mantenho minha fama de estrago a comida pronta que até vc acertou!

    e ve meu post da promoção que acho que vou ganhar!!!

    bju bju bju

    ResponderExcluir
  2. Oiee...
    O Talharim e todo o resto estavam tão bons quanto as fotos.
    Adorei a promoção... vou pensar muito para GANHAR!! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hum Thacita, ta td com uma cara mega boa!!!
    PARABÉNS!!!! hauhauhau
    Bjs.

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: