sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Torta de Limão com Merengue + Tiramisu + Caipirinha

Rumo a última postagem do desafio Ofélia. É com muito pesar e certo alívio interior que fecho o desafio com sobremesas para a noite deste dia 31. E uma caipirinha, pra poder aliviar a minha barra (fico alegre economizando também 1 receita mais complexa).
Fazendo um balanço do desafio, posso dizer que foi muito bom. Não saio dele uma chef de cozinha, mas menos bundona do que entrei. Aprendi a ser menos ansiosa e ler a receita até o fim, antes de começar a por a mão na massa. Aprendi também 50 receitas novas, algumas que nunca faria se não fosse pelo livrinho grosso da capa vermelha, que por tanto tempo me acompanhou. Foi pelo livro que comprei diversos utensílios de cozinha, que hoje são inseparáveis (batedeira, forma, fué, pão duro). E foi pelo desafio que reuni diversas vezes meus amigos queridos para poder cozinhar para eles...
Mas também, sem demagogia! Nem tudo foram flores... me estressei, joguei comida no lixo (bem casado filha da puta) e usei palavras de baixo calão, que deixariam meus pais demasiadamente decepcionados (essas palavras em nada expressam a verdadeira educação que os dois me deram - a vida que me ensinou a ser boca suja!).
Por fim meus queridos, sem mais delongas. Chegou a hora de escrever essas três receitinhas e dar o fora daqui.
Não fui muito feliz em uma das receitas hoje... :-( infelizmente queimei a massa da torta de limão e ela ficou incomível. Mas mesmo se ela não tivesse queimado, vi que a proporção massa:recheio da receita não está adequado e não teria dado certo... mas uma receita que foi pro lixo! (mas provei um pouco, e o gosto estava bem gostoso, porém queimado!).

TORTA DE LIMÃO COM MERENGUE
Receita simples, mas cuidado com o tempo de forno! A massa engana a gente...
Para a massa, basta pegar um pacote de biscoito Maria ou Maizena e triturar no liquidificador. Junte então 6 colheres de sopa de margarina na massaroca e mexe com seus dedinhos. Coloque a massa no fundo de uma forma refratária e amasse para que ela suba pelas beiradas. Deixe assar no forno por 20 minutos (só isso já dá! A minha ficou 50 min...).
Para o recheio, vou falar para vocês a receita já dobrada, que é mais adequada. É só pegar 2 latas de leite condensado e misturar com raspas da casca do limão (2 colheres de chá) + 4 colheres de sopa de suco de limão (ou mais, dependendo do quão azeda você é).
Para o merengue, bata 3 claras em neve junto de 6 colheres de sopa de açúcar. Coloque mais umas raspinhas em cima do merengue e leve para o forno para dourar.
Pronto! Supostamente deve ficar uma delícia.
Eu até cheguei a colocar o recheio em cima da massa, tentando me enganar de que ela não tinha ficado tão queimada assim. Quando vi que precisaria do dobro de recheio pra poder começar a chamar aquilo de torta, tive um leve ataque de fúria e...


Mas provei a meleca e o gosto estava bom...

TIRAMISU
Muito simples de fazer! Só é difícil achar o queijo mascarpone... quando encontrei vi que o preço era salgadíssimo: R$ 22,90 por 350 g!
Enfim, pobreza à parte, você precisa bater 3 gemas com 1/2 xícara de chá de açúcar + 2 gotas de essência de baunilha + 250 g de queijo mascarpone. Reserve esse creme.
Em paralelo, bata 200 g de creme de leite fresco com 1 colher de açúcar até formar o ponto de chantili, misture-o delicadamente a massa de mascarpone.
Para a massinha, pegue 1 pacote de biscoito champagne (a receita diz 2 pacotes de biscoito inglês) e embeba-os em 1 xícara de chá de café forte + 1/2 xícara de café de conhaque. Coloque os biscoitos molhados em uma travessa e cubra com a massa, alternando as camadas (a última é de massa). A minha deu 2 camadas de biscoito e 2 de massa.
Coloque na geladeira e deixe por 8 horas! Quando for servir, polvilhe chocolate ou cacau em pó!
Ainda não comi, mas aparentemente está uma delícia :-)
(estou voltando aqui, dia 1/1/11, só para avisá-los de que essa receita super simples é maravilhosa! Só não exagerem no conhaque como eu fiz, ou vão ficar beubos).



CAIPIRINHA
Por fim, a receita sem vergonha de caipirinha... hehehe
Noivo Josué tomou e disse que foi a melhor que ele já provou na vida! Mas o segredo estava na cachaça: usei a Dona  Beija, bebidinha que ganhei esse ano do site http://www.amigosdacachaca.net.br/ quando acertei um placar de jogo da Copa!
A receita é a básica que todos conhecem: 1 limão fatiado + 1 dose de cachaça + 1 colher de açúcar (ou 2, segundo a Ofélia) + gelo.
Taí a foto da minha caipirinha, com um pedacinho de Campinas ao fundo...



Bom, quanto ao futuro? Pretendo seguir cozinhando! E escrevendo no blog, com certeza. Desta vez sem restrição à um livro apenas, vou abrir minha mente para o mundo gastronômico: Jamie Oliver, Nigella, Olivier Anquier... o céu é o limite!

Que venha 2011, tanto para mim quanto para vocês queridos leitores, cheinho de coisas maravilhosas! Felicíssimo Ano Novo!

"Na verdade, não há segredos na arte de cozinhar. Se você cozinha gostando de cozinhar, certamente será capaz de fazer um prato saboroso. E se tiver por perto alguém que goste de ensinar a cozinhar, como eu gosto, então não haverá nenhum problema"  
Ofélia Ramos Anunciato (1924-1998).

RECEITAS FEITAS: 50
FINAIS DE SEMANA: 48

20 comentários:

  1. Eba! O post final também merece comentários comemorativos. Vou começar! Parabéns, Thá! Me diverti muito ao longo do tempo lendo seus comentários - apesar de, na verdade mesmo, eu não ter comido nem um mísero cajuzinho!
    Boa sorte nas próximas incursões culinárias!
    Beijos, Leli

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo desafio cumprido, Thacia!
    E feliz 2011, que venha o ano tão importante para você e o noivo! :-)
    Se você quiser testar uma receita de crepes um dia desses, é soh pedir que eu te passo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lelica Ripilica, que saudade de você! Você comeu o meu cheesecake, esqueceu? Ou ele não significou nada pra você? hehehe

    Fernanda, que bom ter sua visita internacional por aqui... rs Claro que eu quero receitinha de crepe! E ainda publico aqui o possível desastre dessa receita nas minhas mãos... hehe

    Feliz 2011 para vocês queridas!
    Bj bj bj

    ResponderExcluir
  4. Quer dizer que não teremos mais surtos psicóticos assassinos na cozinha por um tempo? Sentirei falta deles...

    ResponderExcluir
  5. Desafio cumprido!!! Parabéns

    e boa sorte nas suas próximas aventuras. e ótimo feliz 2011

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Glauco mi amore... nem foram tantos surtos psicóticos assassinos assim, vai? Achei que você sentiria mais falta da minha comida ultra deliciosa... hahaha Te amo pitico meu!

    Débora! Nem acredito que desafio está cumprido, posso respirar aliviada agora, e bola pra frente!
    Que venha 2011!! Felicíssimo ano novo!

    Bj bj bj

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Tha. Fico felix q vc cumpriu o desafio!!! Bjos Isa

    ResponderExcluir
  8. Me redimindo: Thá, vc está certíssima! É claro que eu me lembro - o primeiro cheesecake a gente nunca esquece!
    Tanto é que depois tentei copiar e fazer um também, e foi o caos total!
    Desculpe o lapso!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Isa, vc viu? Nem acredito que eu consegui terminar! Depois de muita crise, muita vontade de jogar tudo pro alto... eis que chega dia 31/12. Mas já te digo que hoje bateu a Ofélia aqui e eu repeti o Tiramisu, que ficou uma delícia!! E ainda tive pique para fazer minha janta! ;-)

    Lelica, tá perdoada! Mas eu duvido que seus dotes culinários sejam mais toscos que os meus... você tem certeza que foi caos total? Mas e o resultado? Foi bom pelo menos?

    Bj bj bj

    ResponderExcluir
  10. Fofolete!!!!!

    aaeeeeeeee, desafio cumprido!!!!

    adorei tudo que comi durante esse ano, PARABÉNS! e vamos comer mais entao em 2011!!

    por sinal, vc podia fazer cupcakes né?? é MUITO BOM!! ADOREI! principalmente aqueles com umas frutinhas na massa!!

    Bjinho e a gente se fala!
    te amo,
    Lu

    ResponderExcluir
  11. Thacia, deixo aqui registrado que sentirei saudades das suas aventuras, mesmo pq com o conteúdo que temos no Blog ainda não dá pra eu escrever o meu livro "As crônicas de Thacia", ainda preciso de mais material.
    Sendo assim, pode continuar com as aventuras e não fica felizinha não, pq não esqueci que ganhei a promoção e ainda vou cobrar meu prêmio, que pode é claro, ser convertido para algum prato do Jamie Oliver, ehehehe.
    Beijos e amei sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  12. FofoLuca: foi um prazer ter a sua companhia ao longo do ano... obrigada pelas louças lavadas e bebidinhas. Fico feliz de saber que vamos manter esses encontros ainda ao longo de 2011!!!

    Bj bj bj pra vc

    E ah! Já tenho planos pra começar minha fabriqueta de cupcakes! Vcs serão meu painel sensorial! rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Renatinha de Jesus (fecha a porta e apaga a luz): você é uma das minhas leitoras mais assíduas. Fiquei muito feliz por poder contar com seu apoio em 2010. Pode ter certeza que teremos Jamie Oliver para 2011, e pagarei a promoção (devo, não nego. Pago quando puder). Mas você que foi enrolona e não marcou data pra gente comer Ofélia juntas.
    Espero ainda juntar material para seu livro. Espero também receber royalty.

    Bj bj bj pra vc

    ResponderExcluir
  14. E não é que você conseguiu cumprir o desafio direitinho? Fico muito feliz de ter podido experimentar alguns dos seus pratos - apesar de vc não ter dado os devidos créditos para minhas fotos... - mas td bem pq a comida compensou :-) Tive sorte de não ter pego nenhum estrago (nem surto psicótico).
    Claro que eu acho que vc deveria se auto propor um novo desafio para 2011: Jamie Oliver é ótimo, não é? E nem é tão desafiador quanto a Ofélia! Eu dou o maior apoio! Aliás, tive uma idéia melhor! Como o casal mais que perfeito que vc e o Teobas/Glauco/Josué são, acho que para 2011 ele deveria lançar o blog dele com o desafio de fazer receitas do Jamie Oliver!!!! Não seria lindo???? E ele já mostrou que tem talento, hummmm....
    Pode me chamar pra provar qualquer experimento dessa sua maravilhosa cozinha, viu?
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ai que orgulho por você!! Acompanhei seu blog no decorrer do ano e estou muito feliz e impressionada por você ter seguido o desafio até o fim, passando por vários estágios, bons e ruins! Parabéns, feliz 2011 e muita gastronomia na sua vida!! Beijos

    P.S.: agora você precisa mudar sua descrição: desastre culinário não vale pra quem cozinhou tanto durante todo o ano!! hehehe

    ResponderExcluir
  16. Junquer, que fofolete!! Minha casinha estará sempre aberta para você vir comer Ofélia, Nigella, Jamie Oliver, Julia Child ou o que der na telha. É muito bom ter você por aqui, enchendo nosso saco e a sua pança. hehehe
    Beijo beijo beijo amiga minha.

    ResponderExcluir
  17. Carol, você por aqui de novo!
    Você viu? Deu certo! Suei, chorei, engordei mas cá estou! 365 dias depois da decisão de comprar o livro da Ofélia e seguir em frente com o desafio. Vontade de desistir não me faltou... mas o que importa é seguir adiante, sempre!
    Estarei por aqui volta e meia (meta não oficial de tentar uma receita por semana), volte sempre! Mi casa, su casa.
    Bj bj bj
    Felicíssimo 2011!!!

    ResponderExcluir
  18. Olha, fazendo uma retrospectiva acho que até comi muitas das receitas da Ofélia... a melhor foi um purê de batata com frango com sei lá o que!! hehe... Quero mais!!!
    Beijos... Parabéns pela etapa finalizada.
    Laísa

    ResponderExcluir
  19. hhahahahaha tenho uma ótima ideia então, esse ano você deve testar só receitas beeeem lights, aí você emagrece e passa pra nós, para emagrecermos também! O blog vai bombar, porque todo mundo tá se sentindo super gordo nessa época!! hahaaha
    beijos e um lindo ano culinário! Beijos

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: