domingo, 19 de dezembro de 2010

Tender à brasileira + Arroz com brócolis e ovo cozido + Farofa de presunto e banana + Batata ao murro

Queria muito poder preparar o peru da Ofélia... mas aquele troço ia demorar quase um dia pra descongelar e, pra piorar, a farofa incluia pedacinhos internos do peru. Foi por isso que resolvi botá-lo na reserva e partir pro Tender à brasileira.
Tudo ia muito bem, se não fosse o noivo "judeu meia boca" que resolveu fazer do meu Tender uma comida kosher e comprou CHESTER Tender. O que era para ser uma bolinha de porquinho delícia acabou virando um esfera de peruzinho sem graça... pelo menos pra mim, nada judia que sou (bacon, te amo!).
E é com espírito natalino aguçado que venho até vocês trazer as receitas elaboradas na festinha de pré-Natal. Com a graciosa companhia das meninas (e seus respectivos anexos) fizemos deste um evento único para o mundo gastronômico.

Com muito stress, muito suor e muita receita dando errado, tenho o prazer de apresentar um pedaço do que seria a ceia de Natal da Ofélia. Confusões à parte (o coitado jura que só leu Tender, e passou reto pela parte que trazia: CHESTER), o jantar ficou muito bom, com a colaboração da Laércia e sua "Batata ao murro", uma receita peculiar que traz inúmeros benefícios às pessoas que sofrem de stress. Não posso me esquecer aqui da colaboração da Biorb's com um cheesecake muito gostoso, parecido com o que um dia eu postei por aqui, e das bebidinhas fornecidas pela fofoLuca.
Segue portanto as 3 receitinhas do livro "A Cozinha Maravilhosa de Ofélia" e a "Batata ao murro", by Laércia.

ARROZ COM BRÓCOLIS E OVO COZIDO

Essa receita seria menos desafiadora se eu soubesse fazer um arroz bom. Acontece que eu não sei e não nego, bendita seja a minha panelinha elétrica (amém). Apelei para a ajuda da amiga Biorb's, cujos dotes culinários deixam os meus no chinelo. Você precisa picar um maço de brócolis em arvorezinhas pequeninas e refogar em uma panela com 3 dentes de alho picados, sal e pimenta do reino. Eu substitui 1 colher de sopa de azeite de oliva por 2 colheradas bem servidas de manteiga. :-)
Em paralelo vai fazendo o arroz e cozinhando 6 ovos para depois picá-los. Depois de pronto é só misturar tudo! (isso foi adaptado do livro, porque ele pede para colocar o brócolis cozido no arroz e colocar mais água, mas as chances dessa receita ficar empapada eram muito altas, decidimos seguir nossos narizes... e fomos felizes!). 



FAROFA DE PRESUNTO E BANANA

Essa receita me deixou um pouco nervosinha. Tudo começa com a banana da terra, achei o máximo cortar 2 delas em cubinhos, mas quis fazer o diabo das mesmas quando fui fritá-las em óleo. 
As filhas de uma égua resolveram se unir, e o que eram milhões de cubinhos se transformou em uma massaroca de banana. Tudo ficou grudado e tive que separar, depois de frito, uma por uma para ver se dava pra aproveitar. Deu farofa, mas não vale a dor de cabeça minha gente.
Eu dei uma bela mudada na receita... segue a adaptação:
Depois de fritar suas 2 bananas da terra cortadas em cubinhos, tudo o que você precisa é fritar 2 cebolas picadas em 2 colheres de sopa de manteiga  cheias (no livro diz 1 xícara de chá de margarina), junte 1 xícara de chá de uva passa e vá adicionando aos poucos farinha de milho (eu usei de mandioca e ficou bom!), deixando a farofa bem seca. No final, acrescente 250 g de presunto cortado em cubinhos e a banana da terra frita. O livro indica para servir com tender. As castanhas de caju foram por minha conta...



TENDER À BRASILEIRA

Prestem bastante atenção ao comprar o tender ok? Pode ser que esteja escrito "CHESTER" e você nem perceba... :-)
O que você precisa fazer é deixar o seu tender (1,5 kg) todo furadinho mergulhado em 1 copo de vinho branco seco com noz moscada ralada e pouco sal. Ele precisa ficar de molho por algumas horas, e é preciso virá-lo de vez em quando. Depois é só assar regando o molhinho sobre ele e pronto.



BATATA AO MURRO

Eu não entendi muito bem qualéaqueé dessa receita, mas que a batata ficou bem gostosa eu não posso negar... A Laércia chegou aqui com 2 sacos de sal grosso e 8 batatas, ficamos todos com cara de  "ué".  Ela colocou em uma travessa uma cama de sal grosso e outra de batata, cobrindo as bonitinhas com uma mantinha de sal grosso.
Depois de assar as batatas no forno, vem a parte mais legal! Você dá um murro em cada uma, de leve mas o suficiente para abrir um pouquinho da batata (cuidado com as suas mãozinhas, proteja-as antes de aplicar o golpe). Então ela colocou uma colherada de requeijão em cada uma com uma farofinha de alho e bacon fritos quebrados em pedacinhos... sensacional minha gente. Por que a Ofélia não passa umas receitas dessas?


Meus queridos, mais receitinhas natalinas vem por aí. Depois é só correr para o abraço de 2011!
Faltam 3 receitas!!

Beijo beijo beijo.

RECEITAS FEITAS: 47
FINAIS DE SEMANA: 47

4 comentários:

  1. Uau, essa ceia deve ter ficado uma delícia. Bom, só para ser do contra, eu tb não como porco e comi o tender de Chester e achei muito gostoso. Beijos e feliz Natal adiantado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thacia!
    Adorei seu comentário no meu blog e certeza que cuidar do marido é tão trabalhoso quanto relatórios logo, pra quê tanto sutiã queimado,né? hahahaha
    Adoro ler suas histórias e já li seu blog desde o começo!!!
    Beijos,
    Tati
    http://comoagarrarummarido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oies!

    Isaaaa! Não que eu tenha odiado demasiadamente o Chester Tender, mas eu acho que o de porquinho tem um gosto bem mais acentuado! ;-)

    Tati! Que bom que você gosta das historinhas catastróficas, pena que o desafio da Ofélia esteja com seus dias contados... será que eu mantenho isso aqui por mais tempo?

    Bj bj bj, espero que vocês tenham tido um Felicíssimo Natal.

    ResponderExcluir
  4. Ai Thacia... Mantenha mais tempo. Escolhe um outro livro. Tenho uma sugestão...a Abril lançou aquela coleção "Cozinhas do Mundo". Eu comprei. Você podia fazer uma receita de cada livro. O que acha??
    Beijos,
    Tati

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: