domingo, 1 de janeiro de 2012

Torta de Liquidificador: Peito de Peru & Queijo

"Voltei a cantar, porque senti saudades..."; cantou uma vez meu queridíssimo Chico Buarque. Pois eu também quero voltar... a estragar comida pronta!

Tudo começou com um dia desses, quando resolvi revisitar a receita de Tiramisu da Ofélia. Com essa preguiça que me consome, achei mais fácil acessar o site do que levantar a bunda gorda do sofá e buscar o livro da dita, que ilustra minha biblioteca há exatamente dois anos. Me peguei lendo o post com saudosismo incontrolável... queria voltar para cá! Voltar a cozinhar e deixar tudo aqui registrado, nesse pedaço virtual que é meu por direito.
A verdade é que exatamente um ano se passou desde minha última receita Ofeliense. E sabe o que eu fiz na cozinha nesse um ano de inércia blogense? N-A-D-A. Mas também, é justificável... fui noiva em 2011! E só quem já casou sabe o trabalho do cão que é dizer um SIM emendando com uma festinha.
Fazendo de uma história longa, uma curta: começo 2012 com uma receita para reestreiar meu blog. E como resolução de ano novo, prometi que serei uma verdadeira Amélia esse ano (... aquilo é que era mulher!). Vou tocar o puteiro na minha cozinha e fazer cupcakes, muitas receitas do Jamie Oliver e algumas do livro de receitas da família. Vocês vão ter que me enguliiiiiiiiiiiir!
Começo com uma receita simples, porém surpreendente, da minha mãezica. Eu faço num piscar de olhos e sempre me orgulho do resultado. A receita original é com presunto & queijo, mas fiz essa versão kosher para agradar à gregos, troianos e aos judeus de plantão. Bora lá:

TORTA DE LIQUIDIFICADOR: PEITO DE PERU & QUEIJO
Para a massa: junte no liquidificador 2 ovos + 2 xícaras de chá de farinha de trigo + 1 xícara de chá de óleo (não muito cheia ok? 3/4 dela é suficiente) + 2 xícaras de chá de leite morno + 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado + 1 colher de sopa de açúcar + 1/2 colher de sopa de sal. 
Bate toda a meleca e, quando estiver tudo misturado, coloque 1 pacote de fermento biológico (uso sempre FERMIX®) e mexa tudo com uma espátula. Agora é só deixar a massa descansar e esperar aumentar de volume até preencher todo o liquidificador (pode levar um tempo, dependendo da temperatura do dia... mas nunca falha!).
Enquanto isso, prepare o recheio: 200 g de queijo mussarela fatiado + 200 g de peito de peru defumado fatiado (ou presunto, ou rosbife, ou o que você quiser!) ambos cortados em quadradinhos + 1 lata de creme de leite.
Quando a massa estiver quase vazando do seu liquidificador, você coloca a meleca da massa em uma forma untada, e joga o recheio por cima, distribuindo bem para que não falte recheio em nenhum lugar.
Agora leve para assar em forno com temperatura média (já pré-aquecido) por uns 40-45 minutos (até ficar douradinha). O recheio fica bem molhadinho e tende a descer na torta mesmo, faz parte do seu show.




Minha gente, é isso. Felicíssimo 2012 à todos nós!

"A saudade rola, rola. Como um disco de vitrola..."

8 comentários:

  1. Que delicia ver o blog de volta! Vou continuar acompanhando, claro! ótimo 2012 pra vc!! beijão..

    ResponderExcluir
  2. Oi Thacita! Que bom ler seu blog de novo! Estava com saudades desse seu jeito unico de escrever! E comecou bem com uma receita q deu certo! Hehe beijos Ótimo 2012

    ResponderExcluir
  3. Eeeeeeeeeeeeeeeeee, legal que voltou criaturinha!!! Boa sorte nesse ano!!! Me chama pra experimentar algumas delas!!!!

    Devo voltar com meu blog tambem, o da Helo e um que faremos em conjunto, relatando o dia a dia de 2 gordinhos que tem uma meta a cumprir este ano... ah, já nos matriculamos na academia!!! Primeiro passo!!!

    Bjuxo!
    Thi

    ResponderExcluir
  4. Aeee!!!! 2012 já começou trazendo coisas boas! No mínimo a diversão de ler seu blog novamente! E tb estou pensando no que vamos poder degustar ao longo de 2012 :-) Uhu!!! ADOREI!
    PS: Se vc levar a torta amanhã, eu levo bolo :-)

    ResponderExcluir
  5. Que feliz!!!!!
    Adorei que vc voltou com o blog... tava lembrando dele esses dias (Minha tia tava comentando que viu o Julie e Julia) e deu uma saudadinha...
    Mas já que vai voltar com o blog eu vou cobrar um jantar/ almoço, café da manhã ou qqr coisa que o valha. Porque, pra mim, o desafio da Ofélia passou em branco!!!

    Bjins*** e Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  6. like! (que falta que esse botão faz aqui)

    ResponderExcluir
  7. Aeeeeee! Thacia de volta!
    Feliz 2012 para vc e o sr. marido, que você consiga postar muitas receitas por aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Sugestão de receita: http://www.dedodemoca.net/blog/destaque/cheesecake-para-as-criancas/
    Me chama pra ajudar a comer :-)

    ResponderExcluir

Sugestões, reclamações, surtos, pitís, barracos, elogios ou contribuições financeiras, aqui: