Rumo a última postagem do desafio Ofélia. É com muito pesar e certo alívio interior que fecho o desafio com sobremesas para a noite deste dia 31. E uma caipirinha, pra poder aliviar a minha barra (fico alegre economizando também 1 receita mais complexa).
Fazendo um balanço do desafio, posso dizer que foi muito bom. Não saio dele uma chef de cozinha, mas menos bundona do que entrei. Aprendi a ser menos ansiosa e ler a receita até o fim, antes de começar a por a mão na massa. Aprendi também 50 receitas novas, algumas que nunca faria se não fosse pelo livrinho grosso da capa vermelha, que por tanto tempo me acompanhou. Foi pelo livro que comprei diversos utensílios de cozinha, que hoje são inseparáveis (batedeira, forma, fué, pão duro). E foi pelo desafio que reuni diversas vezes meus amigos queridos para poder cozinhar para eles...
Mas também, sem demagogia! Nem tudo foram flores... me estressei, joguei comida no lixo (bem casado filha da puta) e usei palavras de baixo calão, que deixariam meus pais demasiadamente decepcionados (essas palavras em nada expressam a verdadeira educação que os dois me deram - a vida que me ensinou a ser boca suja!).
Por fim meus queridos, sem mais delongas. Chegou a hora de escrever essas três receitinhas e dar o fora daqui.
Não fui muito feliz em uma das receitas hoje... :-( infelizmente queimei a massa da torta de limão e ela ficou incomível. Mas mesmo se ela não tivesse queimado, vi que a proporção massa:recheio da receita não está adequado e não teria dado certo... mas uma receita que foi pro lixo! (mas provei um pouco, e o gosto estava bem gostoso, porém queimado!).
TORTA DE LIMÃO COM MERENGUE
Receita simples, mas cuidado com o tempo de forno! A massa engana a gente...
Para a massa, basta pegar um pacote de biscoito Maria ou Maizena e triturar no liquidificador. Junte então 6 colheres de sopa de margarina na massaroca e mexe com seus dedinhos. Coloque a massa no fundo de uma forma refratária e amasse para que ela suba pelas beiradas. Deixe assar no forno por 20 minutos (só isso já dá! A minha ficou 50 min...).
Para o recheio, vou falar para vocês a receita já dobrada, que é mais adequada. É só pegar 2 latas de leite condensado e misturar com raspas da casca do limão (2 colheres de chá) + 4 colheres de sopa de suco de limão (ou mais, dependendo do quão azeda você é).
Para o merengue, bata 3 claras em neve junto de 6 colheres de sopa de açúcar. Coloque mais umas raspinhas em cima do merengue e leve para o forno para dourar.
Pronto! Supostamente deve ficar uma delícia.
Eu até cheguei a colocar o recheio em cima da massa, tentando me enganar de que ela não tinha ficado tão queimada assim. Quando vi que precisaria do dobro de recheio pra poder começar a chamar aquilo de torta, tive um leve ataque de fúria e...
Mas provei a meleca e o gosto estava bom...
TIRAMISU
Muito simples de fazer! Só é difícil achar o queijo mascarpone... quando encontrei vi que o preço era salgadíssimo: R$ 22,90 por 350 g!
Enfim, pobreza à parte, você precisa bater 3 gemas com 1/2 xícara de chá de açúcar + 2 gotas de essência de baunilha + 250 g de queijo mascarpone. Reserve esse creme.
Em paralelo, bata 200 g de creme de leite fresco com 1 colher de açúcar até formar o ponto de chantili, misture-o delicadamente a massa de mascarpone.
Para a massinha, pegue 1 pacote de biscoito champagne (a receita diz 2 pacotes de biscoito inglês) e embeba-os em 1 xícara de chá de café forte + 1/2 xícara de café de conhaque. Coloque os biscoitos molhados em uma travessa e cubra com a massa, alternando as camadas (a última é de massa). A minha deu 2 camadas de biscoito e 2 de massa.
Coloque na geladeira e deixe por 8 horas! Quando for servir, polvilhe chocolate ou cacau em pó!
Ainda não comi, mas aparentemente está uma delícia :-)
(estou voltando aqui, dia 1/1/11, só para avisá-los de que essa receita super simples é maravilhosa! Só não exagerem no conhaque como eu fiz, ou vão ficar beubos).
(estou voltando aqui, dia 1/1/11, só para avisá-los de que essa receita super simples é maravilhosa! Só não exagerem no conhaque como eu fiz, ou vão ficar beubos).
CAIPIRINHA
Por fim, a receita sem vergonha de caipirinha... hehehe
Noivo Josué tomou e disse que foi a melhor que ele já provou na vida! Mas o segredo estava na cachaça: usei a Dona Beija, bebidinha que ganhei esse ano do site http://www.amigosdacachaca.net.br/ quando acertei um placar de jogo da Copa!
A receita é a básica que todos conhecem: 1 limão fatiado + 1 dose de cachaça + 1 colher de açúcar (ou 2, segundo a Ofélia) + gelo.
Taí a foto da minha caipirinha, com um pedacinho de Campinas ao fundo...
Bom, quanto ao futuro? Pretendo seguir cozinhando! E escrevendo no blog, com certeza. Desta vez sem restrição à um livro apenas, vou abrir minha mente para o mundo gastronômico: Jamie Oliver, Nigella, Olivier Anquier... o céu é o limite!
Que venha 2011, tanto para mim quanto para vocês queridos leitores, cheinho de coisas maravilhosas! Felicíssimo Ano Novo!
"Na verdade, não há segredos na arte de cozinhar. Se você cozinha gostando de cozinhar, certamente será capaz de fazer um prato saboroso. E se tiver por perto alguém que goste de ensinar a cozinhar, como eu gosto, então não haverá nenhum problema"
Ofélia Ramos Anunciato (1924-1998).
RECEITAS FEITAS: 50
FINAIS DE SEMANA: 48