Dividindo também acertos (afinal, nem de fracassos ao fogão é feita minha vida), vou deixar duas receitinhas supimpas que decidi performar na minha cozinha nesse domingo a noite deprimente. Em um passeio pelo bairro nipônico de Campinas (se é que podemos chamar aquele pedacinho mixuruco à la Liberdade de nipônico), comprei uma bandeja de cogumelo Shimeiji, que uma vez provei num restaurante japa e amei. Procurei uma receita na internet que deu super certo!
SHIMEJI NA MANTEIGA (sem noção de bom isso aqui, minha gente!)
Lavei 250 g de shimeji e separei os tufinhos. Em uma panela adicionei 2 colheres de manteiga (sem sal), esquentei até derreter e adicionei os cogumelicos. Fui mexendo por 10 minutos, então adicionei 3 colheres de shoyu, 3 colheres de sopa de vinho branco (porque não tinha saquê, mas o ideal é o destilado de arroz viu?) e 1 pitada de Aji-no-moto (glutamato monossódico para os químicos). Mexi por mais uns 4-5 minutos e só! maravilhoso e fácil de fazer: nem eu errei pessoas! O prato fica mais ou menos como na foto (aliás, foto não minha!)
Na foto está com cebolinha picada, eu, grande fresca que sou, dispensei porque não curto cheiro verde e derivados. Só me arrependi de não ter feito o dobro! Porque a receita dá para 1 pessoa (amante de shimeji).
A próxima receita nasceu depois que eu fiz o shimeji. Isso porque sobra um montão de caldo de manteiga + shoyo, delicioso, que não queria jogar (mas também não queria tomar de canudinho). Invejanto a Ofélia, que tem milhares de receita "à sua moda", segue a minha primeiríssima!
FRANGO À MINHA MODA (inveja mata)
Peguei um peito de frango, cortei em tirinhas. Fritei em uma frigideira com um pouco de manteiga e uma cebola em rodelinhas bem finas e adicionei o molho do shimeji. Deixei cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutos e pronto!
Os dois cairam muito bem com gohan, aquele arroz unidos-venceremos-sem-sal-perpetuaremos.
Acho que vou mudar o nome do meu frango para: "frango puxado na manteiga e shoyo", nojeeeeeeeeenta.