quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Penne aos três queijos + Frango crocante + Brócolis ao molho de iogurte

Hoje venho até vocês com a alma mais leve. Sem anões seminus, sem palavrões e raiva enrustida. Ando livre, leve e solta, como uma pombagira. 
Talvez seja a formatura iminente, o casamento que se aproxima ou, quem sabe, eu tenha alcançado a fase de aceitação da desgraça, como a girafinha no seu quinto estágio:


A desgraça, no caso, é o meu caso raro de falta de sensibilidade culinária. E era com mais uma frustração que eu estava contando nesse domingo, quando tive a insana ideia de chamar meus amigos para um Ofélia show. Vieram 8 boquinhas nervosas (com todo respeito galerinha) assistir de camarote minha performance na cozinha. 
O resultado não foi dos piores, se ao menos aprichado um pouco mais no sal (afinal ninguém era hipertenso) ou não tivesse tostado o frango... mas sem choramingolas, a comida estava engulível e teve gente que até elogiou (amigo que é amigo elogia)! O maior perereco, no entanto, foi quando tive certeza que o molho ia ficar uma borracha:


Mas com muita paciência e apoio das amigas (valeu Biorb's!) tudo deu certo.
Ficam aqui as receitinhas, enjoy!

PENNE AOS TRÊS QUEIJOS

Eu adoro um molho branco, como vocês já puderam perceber. Esse aqui é bem gostoso, mas ainda fico com o Talharim aos Quatro Queijos, postado aqui algum dia...
Para o molho, aquecer 2 colheres de manteiga (ou margarinosa) e fritar 4 dentes de alho + 2 cebolas picadas + 1 tomate sem pele, picado em cubinhos. Adicionar então 150 g de mussarela ralada + 150 g de queijo prato ralado + 100 g de parmesão ralado + 2 latas de creme de leite + sal e pimenta do reino. Vamos misturar bem, tampar e deixar em banho maria (calma, a borracha vira molho! Believe!).
Em paralelo, cozinhar o penne querido (750 g) em sal e óleo. 
Pronto meu povo, basta tacar o molho no macarrão pronto.

Thacia 1 x 0 Ofélia

FRANGO CROCANTE 
(o nome verdadeiro é Peito de Frango recheado com Cobertura Crotante, achei too much)

Era para essa receita ter acontecido há muito tempo... mas sempre fui prorrogando porque achei que a receita era para aspirantes à chef nível 2. Como andei vagando pelo nível -5, resolvi tentar sob o argumento "ou DÁ ou RACHA!". DEU, queimado, mas DEU!
Devo já dizer que não segui a receita em gênero/número/grau. Ela diz para abrir "bolsas" nos peitos de frango e entuchar recheio, eu resolvi fatiá-los e enrolá-los no recheio... deu certo ;-)
Pra receita, a gente primeiro prepara a meleca que vai dentro do frangolino. Basta refogar 1 xícara de chá de cebolinha-verde picada em 1 colher de sopa de manteiga e depois juntar 1/2 xícara de chá de nozes picadas + 1/2 xícara de chá de migalhas de pão + 1 tomate sem pele picado + 1 gema + 3 colheres de sopa de parmesão ralado + sal e pimenta do reino. Pega os 4 peitos, corta em filés (ou faz a bolsinha que a Ofélia diz), coloca a meleca dentro e enrola.
Agora vem a gororobinha que a gente passa ao redor do frango para grudar a farofinha crocante: misture 1 colher de sopa de manteiga derretida + 1 dente de alho picado + 1 colher de sopa de mostarda. Quando o frango estiver pincelado com a gororobinha amarela, já podemos passá-lo na farofinha crocante, que nada mais é do que 2 fatias grandes de bacon fritos (e triturados depois de frios) + 1 xícara de chá de migalha de pão + 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado.
Agora basta arrumar em uma assadeira untada (e prestar atenção na hora de tirar!!).

Thacia 1,5 x 0,5 Ofélia. (Dá pra ver o alecrim tostado??)

BRÓCOLIS AO MOLHO DE IOGURTE

Achei a combinação pouco provável de dar certo. Mas deu! Eu, fã incondicional das arvorezinhas verdes, recomendo!
Você vai precisar picar 1 cebola em rodelas, e colocá-la para marinar (uns 20 min) dentro de uma vasilha com suco de 1 limão + sal. Enquanto isso, cozinhe o brócolis em água e sal e pique algumas azeitonas. Então, coloque o brócolis em uma travessa, jogue a cebola escorrida e as azeitonas. Sirva com molho de iogurte à parte = 1 pote de iogurte natural 200 g com sal, pimenta do reino e suco de meio limão.

Thacia 2,5 x 0,5 Ofélia.

Chega de escrever que isso aqui tá parecendo testamento de gente rica. Fico por aqui...

PS.: Agradecimentos finais às amigas queridas: minha lavadora de louça quase profissional e fornecedora de tomates: Luluca; à provadora de molhos e fotógrafa oficial: Laércia e à auxiliar de Ofélia, Biorb's (a da Ofélia era a Cida!!!). Amo vocês meninas!


RECEITAS FEITAS: 43
FINAIS DE SEMANA: 42

domingo, 7 de novembro de 2010

Suflê de Queijo + Salada de Bifum (by Glauco)

Atualmente, estou numa proporção 10 : 90 (receitas boas : receitas ruins).

Grande porcaria o Suflê de Queijo. E hoje, mais do que nunca, eu sei que fiz tudo direitinho, do jeitinho que a velhinha, com cabeça de algodão doce me disse pra fazer. E eu duvido, faço um bunda lelê, que essa receita tenha sido testada antes de ser publicada no livro. Porque se tivesse (valendo minha bunda branca) tenho certeza que a receita se chamaria: Torta Mole de Queijo. 

gnomoO "Suflê" ficou com textura de recheio de torta: mole e murcho. O gosto não ficou ruim, mas o ódio é tanto que eu nem consigo engulir essa porcaria. A sorte, pra salvar minha janta miada, foi que Glauco resolveu fazer uma receita também, pra dar vazão no bifum que estava vencendo (bifum é aquele macarrãozinho japonês de arroz). Fez uma saladinha que ficou supimpa e, apesar da descendência não Ofeliense, vou publicar aqui também!

SUFLÊ DE QUEIJO
Dourei em meia colher de manteiga meia cebola e 1 dente de alho. Coloquei 1 copo de leite e temperei com sal e pimenta do reino. Aí começa a caca: a receita pede pra colocar 1 xícara de chá de farinha de trigo temperada em um pouco de leite frio. Nisso a farinha puxou todo o leite pra ela e secou a vasilha, entuchei mais leite e taquei na panela. O que virou? Uma gororoba farinhenta, isso porque o livro diz que devemos mexer sempre até ficar "cremoso". Acontece que isso não aconteceria nunca! Já estava uma massaroca e eu resolvi que talvez tivesse colocado pouco leite: dá-lhe mais leite (por conta) na receita. Ficou mexível a massa, pelo menos. Nesse ponto, coloquei 2 gemas de ovo e mexi mais um tanto. Juntei 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado e 2 claras em neve, cuidadosamente (o segredo de um bom suflê é a clara em neve!).
Coloquei em uma forma (não deu tempo de comprar as forminhas de suflê.. foi em uma vasilha inadequada mesmo, não acho que foi isso que estragou a receita, ela já estava ruim na essência!) e deixei em forno alto já aquecido até ficar corado (o meu ficou extra coradinho).
As fotos são de celular, mas quebram um galho. Pra foto, dei uma colherada pra mostrar o detalhe da textura extraordinária, que coisa bonita.


SALADA DE BIFUM
Essa foi testada e aprovada! Pro temperinho da salada, coloque 8 colheres de sopa de vinagre de arroz + 5 colheres de sopa de açúcar (rasas) + 1 colher de chá de sal + gotinhas de óleo de gergelim torrado (meia colher de café) = deixe isso tudo no microondas por 15 segundos (tira o excesso de ácido acético e também mistura melhor).
Coloque 200 g de bifum em água fervendo (desligue e taque ele lá) e deixe por 2 minutos. Depois, faça como se prepara um macarrão: escorra e logo taque água fria por cima pro macarrãozinho não derreter.
O que colocar na salada vai da sua imaginação... ou do que estiver sobrando na sua geladeira. Aqui vai o que a gente colocou: 1 pepino japonês ralado e deixado com 1 colher de sopa de sal em um recipiente por 30 minutos (para sair aquela aguaceira toda e desidratar) + 1 cenoura ralada + 5 ervilhas tortas cozidas no vapor rapidamente + 3 ovos mexidos + 3 fatias de peito de peru e 3 fatias de queijo prato cortados em tirinhas.
Mistura tudo com o bifum, taca o temperinho e pronto! Levinho e delicioso.


Para os ingredientes mais japinhas (como o Bifum, o óleo de gergelim e o vinagre de arroz) tenho dicas para dar! Existem dois lugares em Campinas que eu vou para comprar coisinhas orientais (inclusive shimeji, lembra da receitinha que passei de shimeji na manteiga?): abriu uma loja enorme perto do Iguatemi, chama NASHI (Avenida José Bonifácio, 2208), lá tem de tudo que você imaginar e as pessoas são uns doces. Aliás, vive tendo degustação de coisinhas que eles vendem na loja, e é assim que eu encho o meu carrinho. Outro lugar é na frente do Instituto Cultural Nipo Brasileiro, no Guanabara (Rua Camargo Paes).

É isso... chega de frustrações por hoje. Boa semana pra vocês!


RECEITAS FEITAS: 40
FINAIS DE SEMANA: 41

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bem-casado

Eu quero que a minha cozinha exploda. E que leve junto o fogão, aquela porcaria de fue, a merda do Veja 4x1 e qualquer outro resquício dessa receita infeliz e lazarenta (maldita seja).
Não achei que seria fácil, mas tampouco pensei que ficaria 2 horas no fogão, reduzindo 1 litro de leite a uma colher de sopa de um suposto "doce de leite". Na verdade, tudo o que eu tive foram: queimaduras de primeiro grau nos braços, um chão nojento cheio de meleca, a sensação de ter acabado com 2 horas preciosas de um feriado quase prolongado.
Pra finalizar, além de não saber cozinhar, me vi como uma péssima dona de casa. Fui limpar o fogão, mas a imbecil não sabia que não se passa a parte verde da Scotch Brite nele, envergonhando meu pai que há 30 anos trabalha na empresa da esponja...
Se eu pudesse, juntaria o livro da Ofélia com a massa amarela talhada (que restou do meu suposto doce de leite) no lixo. Ou ele está muito superficial e mal explicado ou eu não tenho nem um pingo de malícia para conseguir interpretar uma receita.

BEM-CASADO
Para a massa, bater 6 claras em neve, juntar as 6 gemas, 6 colheres de sopa de açúcar, 250 g de fécula de batata e 1 colher de chá de fermento. Bater tudo e pingar pequenas porções da massa em assadeira untada. Levar ao forno quente.
A massa fica parecendo um biscoito de polvilho fofinho, até que não ficou mal. Ainda que eu desconfie que essa não seja a receita dos bem casados clássicos que comemos em casamentos. Sei lá eu o que elas fazem pra ficar suculento daquele jeito, deve ser receita da Palmirinha ou Mais Você. Pra piorar esse lance de ir pingando pequenas porções da massa é sem noção. Era massa pra caramba! Ia ter que fazer fornadas e fornadas de biscoito polvilho pra terminar tudo... tentando otimizar tempo, espalhei a massa como um bolo fino e depois de assado, cortei em quadradinhos. Meu mundo consegue ser feliz com bem-casados quadrados...

Para o recheio, ferver 1 litro de leite com 1 xícara de chá de açúcar até reduzir à metade (põe 1 hora aí). Em seguida, acrescentar 6 gemas, passar tudo em uma peneira e levar novamente ao fogo para engrossar até aparecer o fundo da panela (põe mais 1 hora e algumas queimaduras). Nem preciso dizer da meleca do recheio né? Um troço talhado, amarelo claro, fedendo ovo. Mais fácil comprar um belo doce de leite Aviação e tacar no meio dessa porcaria de biscoito polvilho.


Odeio bem casado. Odeio final de feriado. Odeio a combinação Scotch Brite (parte verde) e fogão. Odeio a Ofélia, pelo menos até a próxima receita, se ela der certo.


RECEITAS FEITAS: 39
FINAIS DE SEMANA: 40


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Brigadeiro + Salada de Espinafre e Cogumelo

Já dizia ChiBu, em uma de suas excelentes músicas: "Pensou que eu não vinha mais, pensou? ... Aqui é meu lugar, eu vim.". Não vou tecer aqui os milhares motivos que justificam a minha ausência, esse não é o foco do blog. Mas devo dizer que, depois da tragédia tomateira da receita passada, minha vontade de cozinhar tendeu a 0. Pra piorar, fui fazer um brigadeiro ofeliense e, acredite se quiser, errei até nessa receita (convenhamos, que é uma receita for dummies).
Não posso desistir agora, não depois de tanta comida estragada (e boa também!), tanto dinheiro gasto (já dava pra comprar um ano de Renew - fiz 25 nesse meio tempo minha gente), tanta história pra contar. E é por isso que eu voltei! Tomando mais uma talagada de ar e deixando aqui mais duas receitinhas ofelienses.

BRIGADEIRO



O dito não saiu na consistência que eu queria. Estranho porque eu deixei no ponto que eu sempre deixo: quando o brigadeiro começa a se soltar do fundo, deixo mais uns minutinhos e pronto. Mas o engraçadinho resolveu me testar... quando o enrolei e passei nas formiguinhas, nem deu tempo de tirar foto! A esfera (3D) já estava no formato de um círculo (2D) na minha bancada.

A receita da Ófelia é: misturar 1 lata de leite condensado + 2 colheres de manteiga + 4 colheres de chocolate em pó - levar ao fogo, mexendo até que a massa desprenda do fundo da panela.
Minha teoria da consistência inadequada vem da quantidade de manteiga que ela pede pra colocar... minha receita pede 1, a dela 2... Aproveito o tópico pra contar um segredo do meu brigadeiro (que é bom viu gente? Acredite): uma colher de café de mel. Dá um gostinho muito bom!
O brigadeiro da foto é meramente ilustrativo. Não é de minha autoria: os créditos vão para o Google Imagens. Devo dizer que mesmo mole, o docinho ficou gostoso! Mas textura é tudo nessa vida...

SALADA DE ESPINAFRE E COGUMELO
Receita de salada fácil, desequilibrada e de fazer sua nutricionista feliz, já que você precisará de muitas outras consultas com ela. Vamos ao que interessa!
Você precisa fazer croutons pra receita! Eba! Adoro croutons e fiquei muito feliz de acertar a mão aqui. Pegue umas 6 fatias de pão de forma (ou qualquer pão que estiver ao seu alcance, de preferência sem mofo) corte em cubinhos e frite em 1 colher de sopa de manteiga. Eu, fiz diferente: besuntei os cubículos em azeite de oliva, pouco sal e orégano e fritei. Ficou excelente!
Também precisamos de 100 g de bacon em cubinhos fritos (as artérias sofrem aqui) + 250 g de cogumelo fresco (eu usei champignon, mas pode ser o fresco mesmo) + 1 maço de espinafre. É só misturar tudo e regar com azeite. Eu dei mais um pitaco na receita da Ofélia colocando uma colher de sopa de vinagre balsâmico. Mais uma interferência feliz - acho que meu horóscopo dizia que ontem era um bom dia para libriano cozinhar. Na foto o espinafre está escondidinho no meio da gordura saturada de porco...


Preciso ir porque estou preparando minha próxima receita. Em homenagem às bem casadinhas...
Beijo, beijo, beijo.


RECEITAS FEITAS: 38
FINAIS DE SEMANA: 40

PS: precisei redefinir a quantidade de receitas... 75 era um pouco além do que uma estudante-trabalhadora brasileira-noiva conseguiria fazer em um ano.