domingo, 20 de junho de 2010

Sumiço temporário

Caros amigos da Rede Globo,

estou sumida. Devo não nego, pago quando puder. A verdade é que essa mistura de provas finais com trabalho a todo vapor estão impedindo meu avanço no Mundo Mágico de Ofélia e sua cozinha. Não obstante, a Copa do Mundo está aí e eu não desgrudo o olho da tela por nada nesse mundo (seja pela minha intensa participação em bolões, seja pelo nacionalismo que aflora). 
A falta de tempo está batendo e, em parte, uso desse argumento para poder provar os diferentes pratos elaborados que só o McDonalds pode oferecer na atual conjuntura: ADORO os lanchinhos da Copa! 


Falando no assunto, fica aqui minha indignação quanto ao lanchinho reservado aos domingos: quem quer comer pão com salsicha? Se a vontade bater, sugiro que vocês olhem um post publicado no começo do mês: vocês farão uma economia razoável, ainda que sem batata frita, coca cola e molho barbecue.
Bom meus queridos, peço desculpas pela ausência de receitinhas (em geral estragadas por moi), mas prometo compensá-los no mês de Julho que vem chegando!

Beijo, beijo, beijo!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Ganhadores da PROMOÇÃO

Uma fofura a participação de vocês! Foi uma disputa acirrada mas já temos o nome do ganhador, ou melhor, dos ganhadores! Escolhi essas duas frases porque, além de muito criativas, as 2 citaram algo que eu já postei nesse blog. Sabe aqueles concursos ligados a uma marca, que só ganha quem acaba fazendo propaganda da porcaria do produto? Pois esse foi o caso aqui... Temos as seguintes ganhadoras:




- MARINA JOSUÉ NOLDER, com a frase brilhante: "Porque só a Ofélia faz os melhores Cajuzinhos recheados de Salmonellose!"


- RENATA TONINHATO, com: "...porque só Ofélia porporciona à você o prazer de comer um Quindim com carinha de Bombocado"

Sinto pelos demais participantes: Glauco foi vetado por atentado ao pudor. Yves só perdeu porque não participou, já que eu adorei o "porque eu já comi coisa pior". Mari perdeu porque citou o que eu não queria lembrar e Vivaldi porque já estou devendo coisas demais pra ele. Por fim, Luciana foi cortada porque já me deu prejuízo vindo comer aqui e Thaís só porque não cabia mais uma pessoa aqui em casa, senão faria um jantar a 8!

É isso minha gente, agora é só escolher o que vocês vão querer no livro da Ofélia, marcar a data e aproveitar o jantar, com um Engov® antes, e depois.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PROMOÇÃO: coma Ofélia você também!




Quer ganhar um jantar da Ofélia feito pela Ofélia Jr., para você e mais um acompanhante? Com prato principal + guarnição + bebida, tudo na faixa? Basta responder de maneira criativa a pergunta: 

"Por que você merece comer Ofélia?"



Mande sua resposta na forma de um comentário em qualquer post publicado e pronto! Você está concorrendo a esse prêmio bárbaro, ainda com a companhia digna (e não opcional) de duas pessoas muito especiais ;-)

PS: fique tranquilo que seu post não será publicado... a não ser que você queira!

A promoção é valida até 14/06/2010! Se ninguém responder... bom... sobra mais!
Participem quantas vezes quiserem, quem sabe você não ganha pela insistência?

Almôndegas + Talharim ao quatro queijos + Brownie Sundae

Domingo a noite, em um ápice de inspiração, parti para uma batalha contra a preguiça e resolvi alavancar o número de receitas do final de semana. Recebi 9 pessoinhas lindas e encantadoras en mi casa e queria fazer uma comidinha tão especial quanto elas (será que foi por isso ficou sem sal? hehehe).
Já sabia que queria uma massa, fazia tempo que estava seca pra comer um talharim. Pra acompanhar, pensei: por que não algo com carne moída? Afinal, nunca fiz nada com esse ingrediente tão fácil e versátil (ironia de novo). Pra sobremesa: brownie! A-d-o-r-o essa porcaria com sorvete de creme... mas esse infelizmente foi o que gerou mais stress, a infeliz da massa é gruda gruda e não quer de jeito maneira ficar na forma. Prefere sua mão, sua roupa, o pão duro. Pra isso: passe um pouco de manteiga no utensílio que vai usar para espalhá-la na forma, é tiro e queda! Pena que descobri isso depois de alguns palavrões soltos no ar...

ALMÔNDEGAS
Tão fácil quanto andar pra frente:1 kg de coxão mole, temperado com sal, pimenta do reino, 1 pacotinho de creme de cebola e 6 dentes de alho amassados e fritos. Deixa a carne nesses temperos por 1 hora para então adicionar: 4 pãezinhos sem casca umedecidos (sem casca viu? Não faça como eu, que tive que caçar pelotas depois pra tirar do meio da carne) + noz moscada ralada + 3 ovos + cheiro verde picado + 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Mexe tudo, molde as almôndegas (agradecimento especial à Laísa que me ajudou aqui montando umas almôndegas feinhas) e frite em bastante óleo.



TALHARIM AO QUATRO QUEIJOS
Tão fácil quanto dormir de bruços: para o molho você vai precisar dourar 2 cebolas em 2 colheres de sopa de manteiga. Polvilhe 1 colher de sopa de farinha de trigo e sal (sem timidez: pode por sal! Eu fiquei tímida porque achei que os queijos dariam conta, mas não deram! Resultado: me senti pouco apaixonada na cozinha ). Junte então 1 copo de requeijão + a mesma medida de leite + 1 xícara de chá de mussarela ralada + 1 xícara de chá de queijo prato ralado + 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Pronto! Daí é só colocar em cima de 750 g de talharim cozido (agradecimento a Luluca aqui, por ter tentado fazer o macarrão, finalmente achei alguém pior que eu!).


Eu faria mais molho. Acho a Ofélia uma regulona no quesito molho, dá pra fazer 1 receita + 1/2 para garantir um molho residual no prato (de tão pouco molho, todo ele gruda no macarrão e parece que ficou faltando molho!).

BROWNIE SUNDAE
Tão fácil quanto plantar bananeira: derreta em banho maria 150 g de chocolate meio amargo (pode pegar o mais amargo que encontrar!) com 150 g de manteiga sem sal. Bata 2 ovos com 1 xícara de chá de açúcar e a mesma medida de açúcar mascavo (não tinha o mascavo, dobrei a quantidade de açúcar normal mesmo...). Junte o chocolate derretido, adicione 2 xícaras de farinha de trigo peneirada e 1 colher de sopa de fermento em pó e 1 pitada de sal. Nesse ponto, adiós batedeira, mão pra que te quero! Coloque em forma untada e 30 minutos de forno pra ele!
Para a calda derreter 125 g de chocolate ao leite ou meio amargo, 4 colheres de açúcar, 1 colher de sopa de licor de laranja ou de café e 1/3 de xícaraa de chá de águ: levar ao fogo até ferver e regar los browniesitos. Na loucura da vida e na falta de licor de laranja/café eu só derreti o chocolate, coloquei no brownie e mandei ver num sorvete de creme.


Alguns kg mais pesada, porém bem alimentada, estou "ticando" com felicidade 3 receitas bem boas do livro da queridona.
Agradecimento aqui à Biorb's que lavou a louça! De maneira mais eficaz que uma Brastemp!

Por enquanto é solo eso... a gente ainda se vê nessa vida!


RECEITAS FEITAS: 30
FINAIS DE SEMANA: 18

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mousse de Chocolate

Olhe atentamente a foto abaixo e tente adivinhar, dentre as opções abaixo, o que diabos você está vendo:

A - Gelatina de chocolate
B - Maria mole de chocolate
C - Uma coisa marrom e dura, não identificada
D - Mousse de chocolate, afinal esse era o título do tópico
E - Não faço ideia, mas você definitivamente estragou mais uma comida


Se você chutou a letra D, afinal esse é o título do post, parabéns! Foi esse mesmo o prato que preparei! Só não sabia que a receita de Mousse era daquelas porcarias que a gente pede para sobremesa e odeia profundamente o infeliz que resolveu vender aquilo (e o infeliz que resolveu comprá-lo).
Nada dá mais ar de sobremesa barata do que uma bela dose de gelatina ou amido, e com essa receita não é diferente. Pior! Não é tão barata assim, porque vai chocolate em barra e tudo mais... confere aí!

MOUSSE DE CHOCOLATE (ou maria mole ou gelatina de chocolate)
Você vai precisar dissolver 3 folhas de gelatina em água quente. Enquanto isso, bata 3 gemas com 1 xícara de chá de açúcar. Derreta 140 g de chocolate meio amargo picado em banho maria e adicione na batedeira, acrescentando também a gelatina com água. Bata um pouco mais.
Depois de batido, em outra vasilha bata as 3 claras em neve e incorpore à mousse, mexendo cuidadosamente, sem bater! Agora é só levar pra geladeira (xô Salmonella! Faz uma prece antes pra isso acontecer).

O resultado é aquilo que você viu na foto. Não que o gosto tenha ficado ruim, longe disso, o sabor é bem gostoso (eu esperava que ficasse mais amargo e escuro), mas a textura... é cretina!
Pra piorar, no preparo, eu consegui estragar 3 ovos e açúcar: li gema onde estava escrito clara e vice versa. Prêmio jóinha pra mim!

Domingão tem mais minha gente... com direito a prato principal, acompanhamento e sobremesa! Let's cross our fingers...


RECEITAS FEITAS: 27
FINAIS DE SEMANA: 17

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Salsicha com molho para lanches

Apesar de ter feito essa receita à alguns dias, levei um certo tempo para querer colocá-la aqui. Afinal, vamos combinar, essa receita é daquelas (como muitas!) que faz volume no livro. A verdade é que domingo eu estava sem vontade nenhuma de por os pés na cozinha, sabe quando a visualização da futura louça suja acaba com nosso ânimo? Ainda relutante lembrei que tinha umas salsichas na geladeira (quem mora sozinho ou a 2 sabe a tristeza que é não termos no mercado embalagens individuais pros alimentos. Sustentável que sou vivo com medo de deixar vencer comida). Conclusão: a Ofélia d-a-r-l-i-n-g tinha a solução pro meu pobrema!

SALSICHA COM MOLHO PARA LANCHES
Ela diz no livro pra fazer na panela de pressão uma parte da receita, mas resolvi ignorar. Deu certo! Você precisa inicialmente dourar 2 cebolas picadas e 3 dentes de alho amassados em 2 colheres de sopa de óleo e 1 colher de sopa de azeite. Na sequência você taca na panela lata de molho de tomate, 1 copo de caldo de galinha, 2 colheres de sopa de mostarda, 1 folha de louro e cheiro verde picado (esses 2 últimos eu substitui por uma colherada daquele tempero pronto que eu passei pra vocês aqui outro dia... o mesmo que caiu na minha cabeça durante o preparo, lembraram? Se não, vale a pena ver de novo em: Bolo de Carne).
Esquenta mais um pouquinho e joga seu 1/2 kg de salsicha (cortadas em 4) e corrija o sal. Ferva um pouco e está pronto pra tacar num pão francês e fazer a alegria do seu dia.


Na mesma página do livro, existe uma receita muito relevante: a receita de misto-quente. Afinal, quem nesse nosso Brasil varonil não sabe o que é um misto quente? ... ? Se você está se sentindo prejudicado por não saber o que é um dito cujo de um misto quente, não se desespere! Você não vai precisar gastar 110 reais no livro da Ofélia para descobrir, eu transcrevo aqui essa magnífica e dispendiosa receita: 


Misto quente
6 pãezinhos franceses, 6 fatias de mozarela, 6 fatias de presunto. 
Tempo médio de preparo: 20 min para 6 porções (Cada porção com 199 calorias - UIA!). 
1. Corte os pães ao meio e coloque 1 fatia de mozarela e 1 fatia de presunto em cada um.
2. Feche o sanduíche-íche e leve ao forno preaquecido. (ANUNCIATO, 2008)

Daria até para o editor colocar outra receita no livro com o nome: Misto quente na frigideira, mudando a variável "tipo de aquecimento". Poderiam até mudar o subtítulo livro para: "As 1000 (e 1!) receitas mais famosas e saborosas". Essa receita não é digna de entrar na minha contagem de receitas feitas, porque faz até minha salsicha com molho ficar complexa!
Beijo pra vocês, vamos que vamos nesse feriado doido.


RECEITAS FEITAS: 26
FINAIS DE SEMANA: 17