domingo, 23 de maio de 2010

Camarão com Queijo Mineiro + Peito de Frango ao Curry + Bolo Formigueiro

Sabe aquela manhã que você acorda com uma baita inspiração? Pois é, acordei assim! Escolhi três receitinhas do livro e tinha cá pra mim que seriam um sucesso de bilheteria. Não que elas tenham ficado uma grande porcaria (o bolo ficou sensacional!), mas tenho certeza de que não sairam como Ofélia havia preconizado.
Vamos primeiro ao camarão, que desta vez aparece acompanhado de queijo mineiro. Gastei 4x mais em um queijo mineiro curado para substituir o frescal, mas acho que fiz besteira: o dito cujo não derrete por nada nesse mundo. Além disso, o tomate solta água pra dedéu e a aparência é horrível, como se o recheio fosse aguado (fica uma gororoba trifásica aquosa). Apesar dos pormenores, mi amore disse que ficou muito bom... sabelá se não falou só para me agradar...

CAMARÃO COM QUEIJO MINEIRO

Fiz metade de uma receita: peguei 1/2 kg de camarões médios limpos, espremi 1 limão e temperei com sal e pimenta do reino. Em uma forma refratária você faz a seguinte composição de camadas: 1 camada de queijo minas frescal + 1 de camarão, com excesso de molho retirado + 1 camada de tomate sem pele nem semente cortado em fatias +  1 regada de azeite de oliva + 1 camada de queijo minas frescal. Coloque em forno pré aquecido por 20 minutos para derreter o queijo e assar o camarão.

Como não gosto (não quero, não insista) não como camarão, fiz pra mim peito de frango com curry. Sempre quis testar curry em pó, porque até hoje só havia usado aquele Golden Curry que a gente encontra de montão na Liberdade (aliás abriu uma loja mini-Liberdade aqui em Campinas! Perto do Iguatemi!). A receita ficou boa, mas Golden Curry ainda rules...

PEITO DE FRANGO AO CURRY

Facinho essa. Tempere 1/2 peito com sal, pimenta do reino e 2 dentes de alho picados e amassados. Coloque numa panela e frite um pouquinho. Então entre com 1/2 xícara de água, em fogo baixo, até deixar a carne macia. Dissolva 1 colher de café de curry em 1/2 xícara de chá de leite desnatado (usei o integral mesmo). Deixe ferver um pouco e beleza! Comi com arroz Raris 7 Grãos e combinou que foi uma gracinha!

Por fim, quis fazer um bolinho, há tempos venho prometendo pro pessoal. Escolhi o Formigueiro, que nunca foi minha preferência, mas devo dizer que ficou divino! Muito bom mesmo. A única mudança na receita foi que a Ofélia diz para colocar chocolate derretido, mas não aguentei e meti uma lata de creme de leite junto: sou doida fanática maluca por ganache! Além disso, o livro insiste em bater na batedeira a massa depois de adicionar o fermento, mas não façam isso ou o bolo não cresce como deveria. Depois do fermento: bater na mão mesmo.

BOLO FORMIGUEIRO
Bata na batedeira: 6 ovos + 250 g de margarina + 2 1/2 xícaras de açúcar. Junte 1 xícara de leite + 4 xícaras de chá de farinha de trigo: bate, bate, bate. Aí sim você adiciona 1 colher de sopa de fermento em pó, 200 g de chocolate granulado (as formiguinhas) e 100 g de coco ralado. Leva pra assar. Enquanto isso prepare a cobertura: 1/2 kg de chocolate ao leite, derrete e coloca no bolo pronto ou, à la Thacia: não resista e taque uma lata de creme de leite sem soro você também!


Só não exagerem na lambida pra limpar a vasilha de ganache... ou vão acabar com dor de cabeça como eu.
Por hoje é só, nos vemos então domingo, depois da missa atrás da igreja.


RECEITAS FEITAS: 25
FINAIS DE SEMANA: 16

domingo, 16 de maio de 2010

Camarões à Paulista

Preparem seus guarda chuvas: não só fiz camarão como comi um para experimentar! Deixei de lado minha repulsa crônica aguda contra o lixeirinho do mar e resolvi analisá-lo sensorialmente. A experiência não foi das melhores, porém consegui engulir um camarãozinho sem nenhum contratempo.
Claro que tudo tem uma explicação: acho que deixei muito tempo na fritura os coitadinhos e eles ficaram um pouco esturricados, não teve aroma que resistisse e o prato ficou com um gosto bem levinho de fruto do mar... possibilitando assim minha degustação.
A receita é baba!

CAMARÕES À PAULISTA
Você vai precisar de 1 kg de camarão grande (usei um médio). Lave bem o bichinho, retire a sua cabeça nojenta mas deixe o rabinho. Tempere então com suco de 2 limões, 4 dentes de alho picados, sal e pimenta do reino. Ele deve ficar nesse molho tomando gosto por 1 hora antes de fritar. Quando der o tempo, retire o excesso de molho e frite em óleo até ficarem vermelhinhos (só até ficarem vermelhinhos! Não precisam ficar da cor de nuggets como os meus!). E só!

O gosto não é dos piores não! O limão dá um azedinho excelente no prato ;-)
Sobrou um monte de camarão... então com certeza teremos mais receitas por aqui com o dito cujo (dúvida entre Camarão no Bafo e Camarão com Queijo Mineiro... alguém palpita?).


RECEITAS FEITAS: 22
FINAIS DE SEMANA: 15

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Talharim à bolonhesa + Limonada rosé

Olha a carne moída aíííí minha geeeeeeeeente... dessa vez disfarçada em um Talharim à bolonhesa, que leva hooooras para ser preparado (2 h, mais precisamente) mas é supimpa! Pra acompanhar (e, admito, fazer um volume no número de receitas) uma limonada rosé, drink para o verão 2011 (pra você, que não gosta de ser last summer).

TALHARIM À BOLONHESA
Para o molho à bolonhesa, que consome 90% do tempo de preparo dessa receitinha magnífica, você vai precisar fritar 2 cebolas picadas e 4 dentes de alho amassados em 2 colheres de sopa de manteiga. Quando estiverem douradinhas, acrescente 400 g de carne magra (eu compro ponta de alcatra) moída duas vezes e já temperada com sal e pimenta do reino. Deixa ela fritar um pouquinho também para então acrescentar 1/2 kg de tomate sem pele picado (eu compraria mais, pra deixar mais vermelhinho!). O livro também diz para acrescentar erva doce e cheiro verde, mas eu abstrai.
Por fim adicione 2 xícaras de caldo de carne e deixe o molho fervendo até reduzir toda a água (vai aí 1h30 com folga). Depois de pronto é só tacar em cima do seu talharim (700 g)! Tá aí a foto do meu (com talharim extra big):


Por fim, segue a bebidinha pra acompanhar:

LIMONADA ROSÉ
Fácil, fácil. Até retardado faz! Coloca numa jarra grande: 1 copo de suco de limão, suco de 2 laranjas, 1 garrafa de vinho rosé (esse Santa Helena quebrou um galho, apesar de não ser um vinho bão), 4 latinhas de soda limonada e açúcar, se quiser. Mexe tudo com gelo e that's it! Um drink típico de menininha girly girly!


Por hoje é só... final de semana tem mais! E já adianto... vem camarão por aí! Argh...


RECEITAS FEITAS: 21
FINAIS DE SEMANA: 14

domingo, 2 de maio de 2010

Bolo de Carne

Voltei à cozinha nesse domingo radiante para ajudar em um almoço da família: minha contribuição foi um bolo de carne para acompanhar a lasanha da mãezica. Sim, assim como só usei filés de frango nas receitas de galinha, até agora também só usei carne moída para as receitas de bois... em alguns momentos a comodidade fala mais alto (juro estar trabalhando para mudar isso).
A receita é simples, e o bolo fica bem saboroso (aliás, pode ser uma boa opção para aniversário de diabéticos). Parte do seu sabor vem da quantidade de gordura que o bicho leva... tanto que, na hora de virar em um prato, tive que deixar a graxa suína escorrer um pouco pela travessa.
A parte mais complicada da receita, devo dizer, foi preparar o que a Ofélia chama em seu livro de: Tempero pronto. Para preparar você deve bater 6 cebolas picadas, 3 cabeças de alho, 3 maços de cheiro verde (usei 1 porque não sou super fã), 1 colher de sopa (bem cheia) de sal, 1 colher de chá de pimenta do reino e 1 copo de azeite de oliva. Bate tudo junto e guarda em um pote com folhas de louro e usa ao longo da vida para temperar qualquer prato. Acontece que, ao colocar a droga do cheiro verde no liquidificador, a massa de cheiro "suave" resolveu se revoltar e pular do copo direto na minha cabeça. Juro! Como se fosse alto programado conta a minha pessoa! Só espero que cebola e alho façam bem ao cabelo...

BOLO DE CARNE
Para esse quitutão, você vai precisar comprar 1,2 kg de carne magra (moída 2 vezes) e, de preferência, já moída com 150 g de toicinho junto. Misture à carne 1 pacote de sopa de cebola, 1 colher de sopa de tempero pronto (cuidado com a juba!), 4 dentes de alho amassados e fritos, 1 colher de chá de pimenta da jamaica (usei do reino mesmo!) e 1 colher de café de noz moscada ralada. Mexa bem a gororoba - com as mãos mesmo porque é uma terapia alternativa (barata) - e deixe descansar por 30 minutos (ou mais, se der!).
Agora é hora de colocar 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 3 ovos, um pouco de cheiro verde (vai de quanto você gosta desse troço) e corrigir o sal (não sei quanto a vocês, mas comigo vai no olho, porque não como nada cru). Agora é só montar o bolo numa forma refratária: coloca uma parte da massa, distribui uns 4 ovos cozidos picados (eu também acrescentei um pouco de bacon frito), coloca o resto da massa. Põe no forno pré aquecido e deixe lá por 1 hora.
Enquanto ele fica pronto, vai fazendo o molho para cobrí-lo! Frite no azeite 1 cebola picada, 4 tomates sem pele e sem semente (a Ofélia fala 2, mas eu transgredi!) e sal (uma colher de chá, mais ou menos). Refogue por uns 30 minutos e that's all folks! Bon appetit!


PS.: se o pessoal não gostou da comida, fingiram bem.


RECEITAS FEITAS: 19
FINAIS DE SEMANA: 13