domingo, 28 de fevereiro de 2010

Talharim ao forno + Pudim Baiano

Ainda cansadíssima de mais receitas parcialmente bem sucedidas, vamos ao trabalho digno de reportá-las. Mais uma vez com alguns 6 estômagos a mais para alimentar... resolvi fazer uma massa. Não foi muito difícil de fazer, mas eu acho que errei (pra variar) no ingrediente: o presunto deve ser comprado em peça e cortado em pedacinhos (eu pedi pra amiga do mercado fatiar). Fora isso a receita seguiu sem maiores problemas (uma queimada na mão aqui, uma enfiada de abridor no dedo ali), o maior problema ficou por conta da sobremesa: o pudim baiano. Eu tive que fazer 3 vezes a desgraçada da calda e, ainda assim, não consegui! Parabéns a minha capacidade cognitiva e coordenação motora. Essa calda foi com direito a pití (pra variar): acordei o namorado que dormia de maneira graciosa na tarde desse domingo pra ir me ajudar na cozinha... fiquei feliz quando vi que ele queimou também - a calda!. Depois o coitado teve que sair pra comprar mais açúcar (apoio moral completo e absoluto).
Por fim, fiz uma calda tomando super cuidado pra não queimar... conclusão: não apareceu calda no pudim. O açúcar ficou todo branco e grudado na forma, e até rendeu um apelido pro meu pudim baiano: pudim baiano albino ou quindão sueco. Se você não acredita, você me diz qual o nome mais apropriado pra isso:


Ficou feio, porém gostosinho! Na verdade a ausência de calda foi intencional, visando minimizar a carga calórica do branquelinho.
Quanto ao macarrãozinho amigo, esse poderia ter ficado melhor se tivesse mais creme de leite (olha eu querendo dar dicas a Ofélia). Mas ficou gostoso (porém feinho também):


Devo afirmar que minha vaidade vai pro saco quando eu coloco as fotos aqui... mas isso é um bom passo para a aceitação: isso é superação! Freud explica.
Claro que nesse meio tempo eu também joguei ovo em mim ao bater o infeliz e derrubei um poquitinho mínimo de sal no pudim quando estava pronto (e foi percebido por um dos convidados, também infeliz) mas tudo isso faz parte quando se visa o crescimento espiritual que a culinária agrega. Aff... nem eu estou me convencendo mais.
Bom queridos amigos, seguem as receitas ma-ra-vi-lho-sas:

TALHARIM AO FORNO
Para fazer essa receita super especial eu cozinhei 750 g de talharim, coloquei em uma forma refratária e adicionei 100 g de margarina (usei manteiga: supimpa!) e 250 g de presunto (Sadia, tá querendo me enganar é? - essa propaganda não é da minha época, é da do meu irmão-descobridor-de-sal-em-pudim). Em uma tigela eu bati 5 ovos + 1 lata de creme de leite + 5 colheres de sopas de queijo parmesão ralado (exageradas! Se joga!) + sal e pimenta do reino branca. Cobri o macarroni com essa meleca de ovo (que eu aprendi a abrir um por um! Orgulho da mamãe que sou!) e taca no forno pra gratinar.
Eu colocaria menos macarrão, acho que 500 - 600 g dá... assim fica mais molhadinho.

PUDIM BAIANO (ou PUDIM BAIANO ALBINO, ou QUINDÃO SUECO)
Pra fazer essa receita que exige muita peripécia do cozinhante, você precisa preparar uma calda de açúcar trabalhosa, mesquinha e sem vergonha. A Ofélia (in memorian) fala pra se derreter 1 xícara de chá de açúcar cristal em fogo baixo sem mexer (apenas movimentando a panela). Se você fizer uma que preste, me ensina? Você taca a calda na forma com buraco no meio e parte pro pudim: bate no liquidificador 5 ovos, 1 lata de leite condensado e usa a medida para colocar 2 de leite. Põe também 1 xícrinha de chá de açúcar e 1 vidro (200 mL) de leite de coco. Despeja na forma e põe pra assar.
A forma deve ficar em banho maria dentro de outra forma na grade mais alta do forno (segundo a Ofélica, isso economiza metade do tempo), conta 1 hora e voilà! Deve ficar na geladeira antes de desenformar!

Depois é só correr pro abraço!
Minha gente, estava eu hoje lendo sobre o Cajuzinho querido e fiquei sem entender: não vai ao fogo? Mas o lance leva ovo! E a Salmonella, como fica?

Beijo pro meu albino querido... o pudim eu fiz pensando em você ;-)


RECEITAS FEITAS: 8
FINAIS DE SEMANA: 4

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ovos mexidos com farinha de mandioca

Acabo de descobrir o que eu mais odeio nessa vida... e olha que foram necessários 24 anos para essa descoberta. Odeio perder dinheiro, tempo, dedo saudável (acabei de queimá-lo) e bom humor devido a uma porcaria de receita que: ou interpretei errado (pra variar), ou é ruim por natureza.
Estava eu voltando do trabalho, quando tive a idéia de fazer algo de janta para o namorado bonitinho que tenho. Peguei então o livro da amiga Ofélia (talvez ex amiga) e resolvi procurar uma receita bem facilzinha.
Acabei escolhendo a seção Ovos & Companhia, já que o dito cujo gosta de ovo. Uni-duni-tê, peguei "Ovos mexidos com farinha de mandioca"... preciso dizer que ficou uma grande porcaria? Até minha priminha de 4 anos consegue fazer algo melhor com esses ingredientes. Novamente acho que errei (e feio!) na escolha dos ingredientes.
O mau humor culinário começou quando juntei 3 ovos e o 4o, maldito seja, estava iécati. Tive que jogar todos os 4 fora. Depois percebi que a receita levava farinha de mandioca torrada, e eu só tinha a crua: resolvi tacar ficha na receita e abstrair a difereça. A receita é assim:


OVOS MEXIDOS COM FARINHA DE MANDIOCA
Facinha, facinha (e ordinária): peguei 4 ovos + 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado + sal e pimenta do reino, a gosto. Bati tudo, coloquei em uma frigideira com um pouco de azeite de oliva. Fui mexendo o ovo e colocando a farinha de mandioca (1 xícara de chá, colocando aos poucos). Depois adicionei 10 azeitonas picadas no meio daquela farinheira toda.

Conclusão: acho que errei no tipo e na quantidade de farinha... a receita pede 1 xícara de chá e eu acho que dosei mais, como aqueles viciados em farinha que erram o ponto e acabam em overdose... Usei um copo de medida e a xícara deles deve ser maior que a de chá da Ofélia... se bem que isso é super relativo! Eu tomo pouco chá, então minha xícara é sempre a menor que tem na casa. Se você é inglês, sua xícara de chá pode ser uma de Itu... who's to know?
Enfim, comemos o troço. O namorado disse que ficou comível (mas pra isso ele precisou jogar bastante maionese com curry que eu vi!). Serei sincera: comi farinha. Suck this mango.

Enfim galerinha do mal... a próxima receita será cajuzinho. E seja o que o bom senhor quiser...

PS.: Só melhorei do mau humor depois de ouvir Zéu Britto... o cara é demasiadamente engraçado: http://www.youtube.com/watch?v=w44UvHugX0c


RECEITAS FEITAS: 6
FINAIS DE SEMANA: 4

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Torta de Carne + Farofa de linguiça/milho

Feliz da vida fui fazer a minha torta de carne (mais conhecida pela Ofélia como Zás-Trás, mas achei o nome bizarro demais e resolvi mudar). Imaginei uma torta igual aquelas de filmes, brilhantes e com tirinhas em cima (como essa maldita na foto aí do lado). Pois bem, não! Ficou uma porcaria horrorosa que estou até com medo de provar... sabe aquele papo de que pode estar feio, o que importa é estar gostoso? Não! Mentira! Isso provavelmente foi dito por pessoas que fazem tortas brilhantes e com tirinhas em cima, de novo: igual a MALDITA na foto. Acho que sei onde errei (em grande parte devido ao livro maravilhoso que permite dar asas a imaginação), e vou colocar tudo o que eu fiz de errado na receita que irei passar mais abaixo.
A torta ia ser a minha janta e a farofa, que também não saiu como eu imaginava (ou minhas expectativas estão muito altas ou minha arte de cozinhar está realmente uma grande porcaria), seria para um almoço na casa dos meus pais amanhã. Modifiquei algumas coisas na receita da Ofélia acrescentando ingredientes e tudo mais e, no final, a farofa ficou levemente insossa. Mas sei também no que errei: na escolha dos ingredientes... por fim, chega de desgracera: vamos ao que interessa!

TORTA DE CARNE (ZÁS-TRAS- affff ôô nominho)
Para a massa bati no liquidificador 3 ovos, 2 copos de leite, 1/2 copo de óleo (acho que exagerei nesse item!), sal e pimenta do reino (a gosto), 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó.
Para o recheio: dourei em óleo 1 cebola grande picada e 4 dentes de alho, adicionei 1/2 kg de carne moída. Depois que a água sofreu o processo de evaporação, adicionei 3 tomates sem pele picados, 2 xícaras de chá de caldo de carne (eu joguei 2 pacotinhos de caldo de carne, acho que ficou salgado! hehe), 50 g de azeitona verde, 2 ovos cozidos e cheiro verde, tudo picado. Mexe, mexe, pronto.
Em uma forna untada (de novo sem o tamanho da lazarenta - descobri, por mal, que tem que ser grande!) jogar um pouco de massa, todo o recheio, depois mais massa.
Para deixar a crosta brilhante, o livro diz que devemos bater um ovo e colocar em cima da massa (depois de 10 minutos de forno). Eu fiz isso e.. TCHA-RAN! Tive um ovo frito em cima da minha torta. Descobri, também por mal, que é só a gema! hahaha Jóinha pra mim (pra você também Ofélia! O livro tem que ser escrito para ignorantes minha filha!).

DÁ PRA VER O OVO FRITO LOGO ALI???

FAROFA DE LINGUIÇA/MILHO (pela nova lei ortográfica: não trema na linguiça! afff, piadinha infame e velha)
Derreti 2 colheres de sopa de manteiga em uma frigideira funda (descobri depois que deveria ser uma panela funda...), fritei 250 g de linguiça (eu usei uma calabresa defumada que tava muito sem graça), e fui adicionando farinha de mandioca aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Por fim adicionei 1 xícara de chá de azeitona, sal e pimenta do reino e, that's all folks!
Não contente e me sentindo "A Ofélia Junior", resolvi incrementar! Adicionei 1 lata de milho verde, cheiro verde, 2 ovos cozidos e 1 cebola que eu dourei junto com a linguiça. As adições foram felizes, exceto talvez pelo milho, que roubou um pouco a cena. Acho que o maior problema aqui foi a linguiça que eu usei mesmo...



Bom minha gente, é isso. Devo dizer que estou um pouco preocupada: eu posso ser processada por estar transcrevendo as receitas do livro aqui? Se eu for, não conseguir pagar o processo e acabar na cadeia: tenho direito a cela especial estando no último ano da faculdade? Algum "adevogado" aí me diz?
Por muito pouco eu não resolvi jogar tudo pro alto e parar com os pitís na cozinha... mas daí pensei: eu já não sabia que ia ser assim? Ou escolhi o nome do blog por acaso?
Imenso "uta" nas criaturinhas que lêem isso aqui! Por livre e espontânea vontade ou por pura obrigação! Amigo que é amigo...

RECEITAS FEITAS: 5
FINAIS DE SEMANA: 3

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Frango com shiitake + Purê de batata gratinado

Dois coelhinhos numa paulada só. Hoje eu tiquei duas receitas! Mais ainda, o desafio foi maior tendo em vista os 8 estômagos que eu tive que alimentar.
O dia começou uma desgraça com uma peregrinação pelo shiitake fedido que eu não encontrava em lugar nenhum. Num calor de 45 graus, complementado por um calor humano de mais 30 graus positivos (os mercados estavam lotados, acho que todo mundo resolveu pular o carnaval por lá) meu mau humor foi às alturas.
Depois de muito stress, consegui comprar tudo o que precisava pro almoço... foi dada a largada para o meu mau humor culinário: toda horrorosa, despenteada e suando como uma suína (porcos não suam, segundo a veterinária Nathasha), fui fazendo os pratos que prometi para a galerinha... devo admitir que dei um pití quando vi o shiitake derretendo no frango (era pra ele ficar durinho). Depois mais um pití quando percebi que o tanto de comida não ia ser suficiente... Alguns pitís mais tarde, o troço ficou pronto... ou eu achava que estava pronto: tinha esquecido do sal e alguns temperos do purê (fui socorrida pela amiga Laísa que estava do meu ladinho).
Por fim, fiz ainda duas receitas extras! Que não constam no livro da Ofélia! Arroz Raris 7 grãos e omelete resto de geladeira. Ficou bem bom, modéstia à parte.
Coloco as fotos do ranguinho assim que baixá-las no compu. Por enquanto, ficam as receitas da falecida:



FRANGO COM SHIITAKE
Pra fazer esse lance e alimentar 8 pessoas eu aumentei a receita. Vou colocá-la aumentada aqui! 6 colheres de sopa de margarina + 1,5 kg de peito de frango cortados em tira + sal + pimenta do reino = panela por um bom tempo, o frango vai perder água e enfim ficar cozido. Depois que a água subir aos céus, colocar 2 tabletes de caldo de galinha, 2 colheres de sopa de gergelim (ou +, se quiser) e 500 mL de creme de leite fresco (aquele que bate, bate e vira chantilly). Daí sim entram em cena os cogumelos, pra você não se estressar, como eu, ao ver seu cogumelinho derretendo no frango. Não escute a Ofélia, listen to me! - Por favor Ofélia, não puxe meu pé na cama hoje a noite...
Depois de colocado o creme de leite e cogumelo, mexe, mexe, mexe no fogo até ficar grossinho e: PRONTO! ÊÊÊ

PURÊ DE BATATA GRATINADO
Esse lance é mais facinho! Mas não esqueça de temperar, como moi... Cozinhe 1,5 kg de batata, esprema (dica: não precisa descascar porque a casca não é espremida, tendo em vista a fibra celulósica que é). Adicione 4 colheres de sopa de manteiga, 3 ovos, 1,5 chícaras de chá de parmesão ralado, noz moscada, pimenta do reino e sal, a gosto! Mexe a gororoba e coloca numa forma refratária (joga um queijinho por cima pra gratinar, alusão ao nome da receita). PRONTO! ÊÊÊ de novo!



É isso minha gente. Até eu consegui fazer! Você tira de letra... ou não... mas daí você cria um blog seu... http://www.estragocomidadaqueestragacomidapronta.blogspot.com/

P.S.: Agradecimento especial ao namorado (GLAUCO), que aguentou os pitís incessantes da namorada, deu dicas valiosas e, ainda por cima, lavou a louça (junto de seu amigo especial Vivaldi - digo especial  devido à  suas condições mentais, e o Alfredóvisk).

Beijo, beijo, beijo.
RECEITAS FEITAS: 3
FINAIS DE SEMANA: 2

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cheesecake com calda de frutas vermelhas

Meninada desse meu Brasil,
é com muita emoção que venho comunicar que o cheesecake já se encontra no forno! Ele está assando enquanto escrevo para vocês, nesse feriado carnavalesco de sol.
Devo dizer que a receita do livro é um pouco incompleta... ainda mais para pessoas que, como eu, ficam com "cara de ué" sempre que a receita deixa margem para sua imaginação e criatividade. Exemplo disso: não tem o tamanho da lazarenta da forma de assar. Acabei usando uma que deixou a massa com tensão superficial, beirando o precipício (sigo orando para que ela não caia no forno).
Enfim, vou escrever o que eu fiz:

CHEESECAKE COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS
- para a base: triturei 1 pacote de biscoito tipo Maizena no liquidificador e misturei com 6 colheres de sopa de margarina, amassei bem com meus dedinhos e forrei o fundo da forma de assar mal explicada.
- para a massa: bati no liquidificador 5 gemas, 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado, 1/2 kg de ricota fresca e 1 colher de chá de casca de limão ralada. Misturei isso tudo com clara em neve (das 5 gemas) e coloquei em cima da base que já estava na forma. Coloquei para assar (está marcado para deixar 40 minutos, mas acho que vai da sua criatividade também).
- para a cobertura: não tinha morango mesmo :-( comprei uma geléia de frutas vermelhas (200 g) e coloquei uma colher de sopa de caldo de limão para diminuir o docinho dele... mas a Ofélia passa a receita para a homemade geléia: 250 g de morango + 1 colher de sopa de amido de milho +  3 colheres sopa açúcar + 1 colher sopa de groselha = cozinhar em fogo baixo com 1 copo de água.

A receita caminhou sem graves acidentes, mas consegui furar a minha mão com o abridor de latas porcaria (rezem por mim e pela minha resistência contra a bactéria Clostridium tetani).
No fundo no fundo, acho que meu maior problema não é cozinhar... é lavar a maldita louça que sobra! Por que ainda não inventaram utensílios eletrodomésticos descartáveis? Einh? Einh?

Uma hora depois... bom gente, não parece assado no meio mas tirei do forno mesmo assim, senão ia começar a tostar (a beirada já tava meio cor de Toddynho). Infelizmente grudou um tanto no canto da forma, mas ficou gostosinho (acho que exagerei na raspa de limão, tá parecendo cheesecake de caipirinha).
Sei que a essa altura do campeonato eu já devia estar acostumada com propaganda enganosa... mas sempre me desaponto! Taí o meu cheesecake versus o da Ofélia:


RECEITAS FEITAS: 1
FINAIS DE SEMANA: 2

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Quase lá!

Juro que estive triste ultimamente por não ter conseguido, ainda, enfiar o pé na cozinha. Tava sentindo como se a coisa toda fosse desandar antes mesmo de ter um começo começado. Mas tenho um motivo razoável para a desculpa: estive de férias (graças ao nosso amigo dos 4 dedos - que não teve meu voto - os estagiários hoje têm férias remuneradas).
Voltei da Serra da Canastra com a cor do verão (da Suécia) e já com uma obrigação: levar um docinho no encontro com as amigas (que agora usam a desculpa do blog Ofeliês para me pedir comida). Escolhi o cheesecake com morango. Não é tempo de morango (eu acho)... então vou usar geléia de morango, e seja lá o que Deus quiser.
Não me esqueci do frango + purê não! Farei-o-os no domingo minha gente!
Manterei-o-os informados! hehehe
Beijo, beijo, beijo.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

75 (corrigindo: 50!) receitas em 48 finais de semana

Pois bem, depois de uma consulta ao calendário e horóscopo do ano, descobri que temos ainda pela frente 48 finais de semana até que 2011 dê o ar de sua graça.
Levando em conta que farei ao menos uma receita por final de semana (sendo que ocasionalmente isso pode aumentar para 2 ou mais), temos o seguinte desafio: 75 50 receitas em 48 finais de semana.
Já escolhi os pratos que darão início a minha labuta doméstica culinárica: Peito de frango recheado com cobertura crocante e, para acompanhar, purê gratinado. Audacioso o plano... só espero conseguir montar algo assim mais complexo pro meu humilde serzinho... isso porque o nome do blog representa bem o que acontece comigo: estrago comida pronta.
No último dia dos namorados, pensando em um jantar ultra romântico low cost, apelei para um fondue de queijo. Pois a porcaria resolveu que não ia fundir e no fim, a gororoba virou um grande polenguinho: foi impossível mergulhar o pão no grude e tivemos que passar o polengui no pão. Altamente broxada, resolvi apelar pra sobremesa... brownie "pronto" da Carte D'Or cuja primeira fornada (e metade da segunda) eu queimei - e tive que raspar o queimado com uma faca - e sorvete cristalizado (pelo menos a culpa não foi minha!)... acho que só se salvou o chantilly express de lata... porque não precisei manipulá-lo! Senão...
Por fim pequerruchos, espero que daqui 48 finais de semana o blog passe a se chamar: EstragAVA comida pronta.

PS.: O desgracento do fondue polenguinho ficou mais ou menos assim:

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Let's get it started!


Livro comprado! Qual não é minha surpresa quando abro a bíblia ofélica e encontro também um DVD, com grandes chefs preparando as receitas da musa inspiradora do blog. Ao folheá-lo, vi que tenho um grande desafio a frente: tenho pouquíssimo dos instrumentos necessários (nada de bolo sem batedeira...) para fazer todas essas gororobas! Pior ainda! Como menina fresca (bem resolvida) que sou, metade das coisas que são apresentadas no livro eu não comeria nem se fosse uma menina etíope.
Humor negro a parte, a verdade é que eu não como peixe (aliás nada que nade, boie, ou que se rasteja no mar), não gosto de porco e cordeiro, torço o nariz para mistura de doce com salgado. No entanto, uma vez que não serei obrigada a comer todo o grude que eu for fazer (mas juro que provo todos!), seguirei com minha tarefa com o peito aberto (ainda que com luvas descartáveis e prendedor no nariz).
Por fim, estou agora escolhendo a receita que será a estréia de Thacia na cozinha, agora fazendo algo mais do que somente comer (como venho fazendo nesses meus gordos 24 aninhos).
O livro diz que tem mais de 1000 receitas famosas e saborosas, selecionarei as mais bacaninhas para preencher meus sábados e domingos que estão por vir. No final das minhas contas de quantos finais de semana e receitas feitas teremos até o final do ano, eu posto novamente!

Hasta la vista babes.